A autonomia dos dispositivos é um tema que preocupa muitos especialistas em tecnologia e essa inquietação atinge desde os telefones celulares até os carros elétricos. Em teoria, busca-se desenvolver baterias duráveis para aumentar o tempo de uso e reduzir a quantidade de lixo tecnológico. Isso também se aplica aos sistemas que abastecem residências.
Foi há alguns meses que o site TechSpot informou sobre um usuário que, por oito anos, colecionou baterias usadas de laptops com o objetivo de criar um sistema de energia capaz de suprir as necessidades da sua casa. E parece que, com muito esforço, ele conseguiu.

Ele montou aos poucos o sistema, que envolve as mais de 1.000 baterias mencionadas, em um galpão a 50 metros de sua casa, e depois as conectou aos 24 painéis solares que já tinha instalado antes do experimento para criar uma fonte de energia sustentável. O criador, Glubux, também detalhou que construiu suportes personalizados para as baterias e que seus painéis solares têm 440W cada um.
Embora não tenha sido tão simples quanto parece pelo texto, ele teve que ajustar e re-equilibrar a quantidade de energia por meio de testes para alcançar o resultado de sucesso que mencionamos. Algumas baterias ficaram pelo caminho, mas, até o momento de Glublux postar seu feito nos fóruns, não houve incidentes graves como incêndios ou baterias inchadas. E olha que estamos falando de um projeto iniciado em 2016! No ano que vem, serão dez anos dessa engenhoca funcionando.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Vida Extra.
Ver 0 Comentários