Tendências do dia

Invadiram a conta dele na Steam várias vezes e, mesmo assim, conseguiu recuperá-la; a chave está em um jogo da Valve

Ter jogos antigos com um código ou chave de CD necessária para instalá-los pode servir como uma camada extra de segurança

Steam / Imagem: Genbeta
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1278 publicaciones de Victor Bianchin

A proteção das contas em nossas plataformas — seja Steam, GOG, Epic Games ou qualquer outra que usemos ao jogar — é um tema delicado, que preocupa tanto as empresas que as administram e hospedam quanto, obviamente, os usuários que guardam suas bibliotecas de conteúdos nelas. E, mesmo com sistemas de segurança redundantes, não há garantia de proteção total.

O surpreendente é que, antigamente, possuir um jogo físico que incluísse uma chave de ativação (seja na caixa ou impressa no manual) era a medida de segurança mais eficiente. Um usuário demonstrou esse princípio graças a uma cópia física de Half-Life, que foi crucial para recuperar sua conta hackeada na Steam em duas ocasiões.

Half-Life salvou sua conta na Steam duas vezes

O usuário em questão atende pelo apelido 'd20g' na rede social Reddit. Como ele relata neste tópico, em 2006 comprou uma cópia física de Half-Life por um preço baixo (da época em que distribuidoras vendiam jogos um pouco antigos, como mostra a etiqueta na foto de sua publicação, da Best Seller Series). Naquela época, não era possível criar uma conta Steam apenas com um e-mail válido; era necessário ter um jogo que exigisse instalação para poder baixá-la ou instalá-la a partir do CD — todos os jogos da Valve vinham com um instalador do aplicativo.

Imagem: Reddit Imagem: Reddit

Com o passar do tempo, essas primeiras “contas” que exigiam um CD ou uma chave para serem criadas e administradas passaram a ser como as demais: bastava um e-mail válido, um nome de usuário e uma senha. Mas com nosso protagonista, aconteceu o que muitos temem: alguém hackeou sua conta e tentou se apropriar dela. Como ele se livrou disso? Simplesmente inserindo novamente a chave de sua cópia de Half-Life, provando ao sistema que ele era o verdadeiro dono da conta.

Hoje, é claro, temos sistemas de autenticação em dois passos que exigem não apenas nossas credenciais, mas também códigos de verificação enviados para nossos celulares. Mas, na época desses “roubos”, tudo o que ele tinha era essa chave de CD, que, mesmo tendo sido necessária apenas algumas vezes em 20 anos, foi suficiente para manter sua conta segura até que ele reforçasse sua proteção.

Ele nem comprou o CD para jogar Half-Life

O mais curioso é um detalhe que ele revela no início do tópico: não comprou o jogo que alçou a Valve à fama por interesse próprio, mas porque queria jogar Counter-Strike 1.6. Na conversa na rede social, outros usuários confirmaram seu “método de segurança”, explicando que, graças às cópias físicas de jogos que exigiam Steam para rodar, conseguiram recuperar suas contas.

Há usuários que explicam que jogos como Car Mechanic Simulator de 2014 ou o primeiro Call of Duty: Modern Warfare também lhes serviram para proteger suas contas. Infelizmente, essa medida de segurança não só é obsoleta como hoje em dia não funcionaria com jogos comprados digitalmente, já que é possível descobrir as chaves de um jogo vendido por algum site de chaves, mesmo que seja da própria loja.

Imagem | Genbeta

Este texto foi traduzido/adaptado do site 3D Juegos.


Inicio