Descobrimos a "kriptonita" da Geração Z: eles são especialistas em aplicativos, mas não sabem usar "tecnologia obsoleta"

  • Um em cada cinco jovens sente-se julgado sempre que se depara com um problema técnico;

  • 48% dos jovens que se formam em 2022 não se sentem preparados tecnologicamente

Imagem de capa | Icons8 Team
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Acostumada a uma era em que a tecnologia busca ser o mais amigável possível ao usuário, a Geração Z se deparou com um desafio que pouco ou nada tem a ver com a usabilidade que apreciam em seus aplicativos cotidianos: os eletrônicos de escritório.

De acordo com uma pesquisa da HP, elaborada para analisar como o ambiente de trabalho híbrido está afetando nossas vidas, o estudo indica que um em cada cinco jovens se sente julgado sempre que encontra um problema técnico com dispositivos de escritório, como impressoras e scanners. Em contraste, isso ocorre com apenas uma em cada 25 pessoas que não fazem parte da Geração Z.

O ápice do constrangimento para a Geração Z

Ter crescido cercado por tecnologia parece ser o principal motivo pelo qual eles sentem 10 vezes mais constrangimento ao se depararem com problemas aparentemente comuns. Enquanto o restante da geração cresceu tendo que lidar com menus de câmera complicados e conjuntos de botões pouco claros e inacessíveis em máquinas mais antigas, os jovens estiveram isolados desses inconvenientes até chegarem ao ambiente de trabalho.

De acordo com um estudo da LaSalle Network, 48% dos jovens recém-formados em 2022 não se sentem tecnologicamente preparados para os desafios que o trabalho lhes apresentará. Para muitos deles, tecnologias como impressoras, fotocopiadoras e scanners espalhados pelo escritório são obsoletas e têm pouca ou nenhuma relação com seu cotidiano digital.

A realidade recente desses nativos digitais é ter crescido em lares que não possuíam esses tipos de dispositivos há anos. Por exemplo, dados compartilhados pela HP durante a pandemia mostraram um aumento de 21% na compra de dispositivos como impressoras quando as pessoas foram forçadas a trabalhar remotamente.

E embora tenha havido um tempo em que todo computador pessoal tinha uma impressora ao lado, a internet e os arquivos digitais puseram fim a uma prática que, felizmente para essas empresas e infelizmente para a Geração Z, não foi adotada da mesma forma no ambiente de trabalho.

Imagem de capa | Icons8 Team

Inicio