O CEO de uma empresa de tecnologia alemã afirma que, em três anos, ninguém mais precisará usar teclados

  • A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel cada vez mais importante;

  • O CEO da empresa alemã SAP explicou em uma entrevista que os teclados em breve se tornarão obsoletos;

  • Isso porque a entrada de voz com IA evoluiu tanto que os teclados se tornarão desnecessários

O CEO de uma empresa de tecnologia alemã afirma que, em três anos, ninguém mais precisará usar teclados.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

A revista Fortune, em inglês, conversou com o CEO da empresa alemã de software SAP durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. Na entrevista, Christian Klein explicou que os teclados estão se tornando cada vez mais obsoletos. A voz, por outro lado, é muito mais importante. Ele afirmou:

"O fim do teclado está próximo. Os recursos de reconhecimento de voz de muitos desses principais modelos de linguagem são extremamente poderosos. Agora precisamos trabalhar na tradução da fala para a linguagem e os dados de negócios".

Em vez de grandes conjuntos de dados, bastaria explicar à IA, por voz, exatamente o que se precisa.

O teclado para entrada de dados poderá se tornar cada vez mais irrelevante

De acordo com Christian Klein, a simples "entrada de dados" via teclado poderá se tornar cada vez menos importante nos próximos anos. A entrada de voz com IA já funciona muito bem, mas, atualmente, a implementação técnica ainda deixa a desejar. Ele explicou:

"O futuro certamente será assim: você não precisará mais inserir informações de dados em um sistema SAP. Em vez disso, poderá fazer perguntas analíticas específicas com a sua voz. Poderá acionar fluxos de trabalho de tarefas operacionais. Você também pode inserir dados no sistema usando sua voz – feedback de desempenho, entradas em processos, etc.
As possibilidades tecnológicas existem; agora é apenas uma questão de implementação".

Na perspectiva dele, a IA pode, portanto, ser integrada de forma excelente ao dia a dia de trabalho por meio de comandos de voz e, assim, ser usada de forma eficaz.

O CEO da Microsoft, Nadella, também defendeu o uso da IA ​​para algo útil. Caso contrário, argumentou ele, a empresa perderia o apoio do público se desperdiçasse energia e recursos com coisas sem sentido.

A IA deveria criar novos empregos

Porém, em vez disso, está causando o maior número de demissões em anos. As demissões estão no nível mais alto em muitos anos e lembram a crise financeira de 2008. Um recorde semelhante de demissões foi observado naquela época: a IA deveria criar muitos novos empregos; em vez disso, 1,2 milhão de pessoas perderam seus empregos.

Qual a sua opinião? Participe da discussão!

Imagem da capa | YouTube

Inicio