Se você tem uma máquina de costura antiga, você tem um tesouro: veja como transformá-la em um móvel com estilo

Original
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
matheus-de-lucca

Matheus de Lucca

Editor-chefe
matheus-de-lucca

Matheus de Lucca

Editor-chefe

Editor-chefe do Xataka Brasil. Jornalista há 10 anos, entusiasta de tecnologia, principalmente da área de computação e componentes de PC. Saudosista da época em que em vez de um celular fazer tudo que se possa imaginar, tínhamos MP3, alarme e relógio.

55 publicaciones de Matheus de Lucca

A primeira vez que vi uma máquina de costura antiga foi na casa da minha avó. Era como uma escrivaninha com base de metal preto, muito resistente, e com madeira grossa. Tinha algumas gavetas e, em cima, como parte principal, uma máquina preta, mas com uma roda e uma grande ponta com agulhas em um dos lados.

Aquela máquina, sólida como uma rocha, estava lá, num canto, existindo com o tempo, acumulando poeira, mas cada vez que minha avó a usava parecia nova. Recentemente, voltei à casa da minha avó, onde passei meus primeiros anos, já sem ela, mas encontrei aquele artefato lendário e não pude evitar trazê-lo para o apartamento para lhe dar uma segunda vida.

Como usei a máquina de costura no apartamento

Essa máquina antiga é pesada, resistente e muito bem feita, mas tem uma vantagem: é fina e cabe em qualquer espaço. Por isso, é fácil guardá-la em um canto para sempre.

A questão é que, se ela rende tanto, é porque tem uma estrutura projetada para durar décadas. Mesmo que o mecanismo pare de funcionar, a base continua firme, e parte disso se deve à sua estrutura de metal, que mais parece ferro fundido: estável e visualmente bonita. Na verdade, muitas avós colocavam quilos de tecido nela e ela nunca se danificava.

Além disso, tem um estilo antigo, quase como de museu. A madeira está intacta e a máquina não parece velha, pois é de metal de qualidade. Reciclá-la dá ao meu hall de entrada, onde a coloquei, um toque único; inclusive, se um dia eu decidir remover a parte da máquina de costura, ficará uma mesa auxiliar com uma base sólida, um tampo discreto e que fica bonita à vista.

Embora eu tenha colocado a mesa na entrada como uma forma de ter um móvel para guardar recibos, chaves e outros itens, existem várias maneiras de dar uma segunda vida a este tipo de móvel que é feito para ser eterno.

Unsplash Foto: Unsplash

Formas de dar uma segunda vida a uma velha mesa de costura

  • Móvel para plantas: acredite ou não, as plantas pesam muito e ter um móvel deste tipo para decorar a sua casa é um verdadeiro alívio. 
  • Hall de entrada com espelho: com um móvel para guardar as chaves, aproveitando as gavetas para colocar todo o tipo de objetos e um espelho, terá uma entrada bonita sem muito esforço. 
  • Sapateira na sala: se você é daqueles que não usa sapatos em casa, pode aproveitar a base para colocar seus sapatos sujos e não sujar seu apartamento. 
  • Auxiliar atrás da poltrona: um móvel ao lado da poltrona nunca é demais e um deste estilo dá um upgrade à sua decoração. 
  • Penteadeira para o quarto: com um espelho e aproveitando todas as suas gavetas, você pode ter um bom móvel para o seu quarto, se não tiver muito espaço.  
Inicio