A Apple conseguiu o que Hollywood vem lutando há anos: os direitos de levar o Cosmere de Brandon Sanderson para as telas

Obras como 'Mistborn' e 'The Stormlight Archive' serão adaptadas para uma série e um filme pela Apple TV e pelo próprio Brandon Sanderson

A Apple conseguiu o que Hollywood vem lutando há anos: os direitos de levar o Cosmere de Brandon Sanderson para as telas.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Já estávamos familiarizados com o catálogo da Apple TV e, portanto, com pérolas como 'Separation', 'Silo' e a recente 'Pluribus'. Mas isto é diferente. É algo que, desde o início, parece destinado à grandeza e com uma ambição que vai muito além de simplesmente adicionar mais uma série de prestígio à sua biblioteca.

A Apple TV fechou um acordo com Brandon Sanderson para levar o universo Cosmere, criado por ele em seus romances, para as telas. E o melhor de tudo: ele próprio estará envolvido em todo o processo de desenvolvimento e produção das adaptações.

O que sabemos sobre a adaptação do Cosmere?

Brandon Sanderson em uma sessão de autógrafos na Espanha (Imagem: EFE) Brandon Sanderson em uma sessão de autógrafos na Espanha (Imagem: EFE)

Conforme noticiado pelo The Hollywood Reporter, a Apple chegou a um acordo com Brandon Sanderson para adaptar seu universo literário conhecido como Cosmere. Isso engloba séries como 'Mistborn' e 'The Stormlight Archive', além de outros romances interligados.

Um dos principais elementos desse acordo é que Sanderson manterá o controle criativo sobre as adaptações. O autor atuará como produtor executivo e terá poder de decisão em relação aos roteiros, abordagens e o nível de fidelidade aos romances na adaptação.

"Não quero que meus livros se tornem uma mercadoria para a televisão ou o cinema se isso significar perder a essência da história", disse Sanderson certa vez. 

Isso é particularmente notável, considerando que Sanderson sempre se mostrou relutante em ter seus romances adaptados. De fato, ele reconheceu recentemente que "ainda não era o momento certo", então algo deve ter mudado. E esse algo parece ter sido a Apple conceder a ele controle absoluto, visto que ele próprio confessou neste verão que sua "exigência é poder escrever o roteiro e controlar a narrativa".

Dizem que o já mencionado 'Mistborn' será a primeira adaptação, provavelmente como uma franquia cinematográfica, seguida por 'The Stormlight Archive', que está prevista para ser uma série. O objetivo é construir um universo compartilhado coerente em diferentes formatos para o espectador. Embora, por enquanto, pouco tenha sido revelado.

Não se sabe nada sobre cronogramas, elenco ou outras informações relacionadas à produção. Aliás, é possível que esses detalhes ainda nem tenham sido finalizados, mas o importante é que o acordo foi fechado e o desenvolvimento está em andamento.

Esta é provavelmente a maior notícia da história da Apple TV

O Cosmere é, em termos de potencial para televisão/cinema, o que mais se aproxima de um 'Harry Potter' ou 'O Senhor dos Anéis' moderno na literatura fantástica atual. Possui milhões de leitores que formam uma comunidade de entusiastas que, a julgar pelos comentários já vistos nas redes sociais, receberam a notícia com alegria.

É verdade que a Apple TV+ já demonstrou com 'Fundação' que consegue lidar com projetos ambiciosos de ficção científica baseados em obras literárias. Mas o universo Cosmere é diferente. Enquanto a obra de Isaac Asimov funciona como uma saga com narrativa fragmentada, a de Brandon Sanderson foi concebida desde o início como uma teia de histórias interconectadas, com personagens, eventos e conceitos que se cruzam ao longo das sagas.

Além disso, a Apple não está apenas adquirindo uma adaptação de grandes obras já existentes, mas uma franquia que continua a crescer com novos romances planejados para os próximos anos. E com este anúncio, a ideia é que a obra literária cresça junto com a adaptação audiovisual.

Inicio