Tendências do dia

A Microsoft sugere o que fazer com seu PC com Windows 10 se você não puder atualizar para o Windows 11: jogue-o fora (mas recicle-o)

A empresa está comprometida em não ceder à atualização

Imagens | Windows Latest
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

A data oficial do fim da vida útil do Windows 10 está se aproximando, e muitos usuários agora se deparam com a necessidade de atualizar para o Windows 11 ou permanecer em uma versão sem atualizações de segurança. Este último grupo é, na verdade, bastante grande, como evidenciado pelos números de participação de mercado publicados mês a mês. Mas mesmo diante dessa situação, a Microsoft não cede e continua recomendando que você abandone seu PC e compre um compatível.

A estratégia

Devido a essa pressão, a empresa foi forçada a estender as atualizações de segurança por mais um ano por meio das "Atualizações de Segurança Estendidas (ESU)", o que revela a estratégia da Microsoft para a enorme base de usuários que ainda utiliza seu veterano sistema operacional.

Preço do PC

Porém, embora esse plano seja implementado ao longo do próximo ano, a realidade é que a Microsoft já está trabalhando nos próximos passos para quando as ESU chegarem ao fim. E não, ela não está reduzindo os requisitos mínimos para permitir que mais usuários atualizem para o Windows 11. Sua maneira de entender a situação é "informar" os usuários que eles podem reciclar ou vender seus PCs para depois comprar outros.

A Microsoft sugere o que fazer com seu PC com Windows 10 se você não puder atualizar para o Windows 11: jogue-o fora (mas recicle-o)

Isso foi tornado público recentemente com a adição de um novo link para a página do Windows Update sob o título "Saiba mais sobre as opções de troca ou reciclagem do seu PC". Ao apertar em "clique aqui", você abre um novo link para o "Programa de Troca Online da Microsoft Store". Por meio dele, você pode obter uma estimativa do valor do seu antigo computador com Windows 10 para poder vendê-lo. O objetivo é usar o dinheiro da venda para comprar um novo PC com Copilot+ para que você possa usar o Windows 11 com todos os seus recursos.

Ou, se não, recicle

Pode ser que o PC seja muito antigo (mesmo que não seja) e não tenha um valor mínimo de avaliação. Isso levou a Microsoft a ativar também a opção "reciclar para sempre". Nos Estados Unidos, eles fecharam um acordo com uma empresa para coletar o equipamento e reciclá-lo, mas fora deste país, recomendam procurar um "serviço de reciclagem em sua região para ajudar a desviar o lixo eletrônico dos aterros sanitários".

Transição

Essa medida visa facilitar a transição dos usuários para o Windows 11 e evitar que milhões de computadores sejam expostos a vulnerabilidades de segurança após o término do suporte. Embora os usuários tenham a opção de pagar por Atualizações de Segurança Estendidas (ESU) para prolongar a vida útil de seus computadores, a principal recomendação da Microsoft é clara: migrar para o hardware mais moderno.

No entanto, essa recomendação não é isenta de controvérsias, visto que uma contradição significativa na retórica ambientalista da empresa foi destacada: embora a Microsoft promova a reciclagem de milhões de PCs, as emissões da empresa aumentaram 29% nos últimos anos, impulsionadas pela construção massiva de data centers.

Alternativas

Como medida ambiental, também é surpreendente ter que descartar um computador em perfeito funcionamento por um novo só porque ele não possui o TPM 2.0. Mas, neste caso, existem diferentes alternativas e métodos não oficiais para instalar o software, como o Tiny11, que oferece diversas ferramentas para uma experiência personalizada no Windows 11. Embora, logicamente, isso seja algo que a empresa desaconselhe.

Imagens | Windows Últimas Notícias

Inicio