Bliss é provavelmente o nome do papel de parede mais popular do Windows XP, embora tenha sido criado alguns anos antes. Hoje, porém, ir ao local onde a foto foi tirada, revela uma paisagem completamente diferente. Tudo porque as circunstâncias em que a foto foi tirada eram excepcionais, e a área estava bem diferente do que normalmente se observa na região.
Campo do Windows XP é um vinhedo
O autor das fotografias de Bliss é Charles O'Rear, que trabalhou para a National Geographic até 1995. Apenas um ano depois, ele tirou a foto que se tornaria o plano de fundo padrão da área de trabalho do Windows XP. Na imagem, vemos colinas gramadas, e houve especulações de fãs por muito tempo sobre onde a foto foi tirada. Sugeriram lugares como França, Suíça ou Nova Zelândia.

No entanto, descobriu-se que Bliss foi registrada no Condado de Sonoma, Califórnia. É lá que hoje encontramos vinhedos no local original. Em vez de gramados extensos, há árvores e arbustos. Por que essa mudança? Charles O'Rear simplesmente estava no lugar certo, na hora certa, pois aquele cenário específico era único para aquele momento.
Antes da chegada do fotógrafo, havia uma infestação de pulgões na área, com a espécie chamada phylloxera winiec. Todas as plantações precisaram ser eliminadas, e Charles O'Rear se encontrou ali durante um período de transição, antes que os vinhedos fossem replantados. Essa pode ter sido uma das principais razões pelas quais foi difícil rastrear o local original da foto, que mudou drasticamente.
Portanto, agora, ao viajarmos ao Condado de Sonoma, não devemos esperar ver uma paisagem campestre tranquila. Em vez disso, um mar de árvores e arbustos usados no comércio local surgirá. Se não fosse pela praga agrícola, o papel de parede padrão do Windows XP poderia ter sido completamente diferente.
Ver 0 Comentários