Tendências do dia

"Se funcionou na Irlanda, funcionará no mundo todo": pipas gigantes agora estão gerando eletricidade do céu

  • Uma pipa de 60 metros quadrados conectada a um tambor que gera energia desenhando oitos no céu

  • Pode atingir locais onde as turbinas eólicas não são viáveis

Irlanda vai usar a força do vento para gerar energia elétrica, mas sem as hélices gigantes | Imagem: Kitepower
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

223 publicaciones de Igor Gomes

A costa oeste da Irlanda, tão verdejante quanto varrida pelo vento, se tornou o campo de testes para uma nova ideia: substituir turbinas eólicas por pipas gigantes.

Gerando eletricidade do céu

Determinados a encontrar uma alternativa às turbinas eólicas terrestres , pesquisadores da Universidade de Delft escolheram o Condado de Mayo, na Irlanda, para testar um sistema chamado Kitepower.

Em vez de turbinas eólicas, a Kitepower gera eletricidade usando pipas de 60 metros quadrados que sobem até 425 metros do solo.

Por que a Irlanda?

Para levar a invenção ao limite. "As condições de vento na costa oeste da Irlanda nos permitem expandir os limites do nosso sistema, tornando-o mais robusto e confiável", explicou Andrei Luca, diretor de operações da Kitepower, à RTE . "Se funcionou na Irlanda, provavelmente funcionará no mundo todo."

Como funciona

Com um engenhoso "efeito ioiô". A pipa, presa a um cabo enrolado em um tambor, sobe, formando um oito no céu por 45 segundos. Esse padrão de voo, inspirado em uma vela de kitesurf, maximiza a tração do vento, gerando uma força entre 2,5 e 4 toneladas. Essa força gira o tambor, que por sua vez é conectado a um gerador no solo, produzindo eletricidade que é armazenada em um sistema de baterias.

Após 45 segundos, a pipa se nivela para minimizar a resistência do vento, permitindo que o cabo seja recuperado usando apenas uma fração da energia gerada. O ciclo se repete, gerando um ganho líquido em energia renovável. O sistema, que combina movimentos de kitesurf com um sistema de orientação por GPS, é capaz de produzir até 30 quilowatts de eletricidade por hora por pipa.

Como ele melhora as turbinas eólicas

De acordo com a Kitepower, suas pipas são duas vezes mais eficientes que as turbinas eólicas na captura de energia eólica, pois aproveitam ventos de alta altitude , inacessíveis às turbinas eólicas convencionais.

Mas o mais emocionante é que tudo cabe em um contêiner de seis metros, o que o torna um sistema portátil que pode ser instalado em qualquer lugar acessível por caminhão, sem a necessidade de fundações pesadas ou torres.

Ilhas e locais remotos

Após testes na Irlanda, a Kitepower lançou um projeto piloto na Holanda com a construtora Dura Vermeer, onde o sistema está sendo usado para carregar escavadeiras e caminhões elétricos em um projeto de infraestrutura.

O objetivo da empresa é levar a tecnologia a comunidades remotas e ilhas da União Europeia, muitas das quais dependem de diesel importado, a todo custo. As pipas instaladas na Irlanda demonstraram que a energia eólica pode ser uma alternativa barata, limpa e renovável.

Inicio