De onde vem "feira" nos nomes dos dias? Linguista explica motivo da língua portuguesa ser tão diferente dos outros idiomas latinos

Novos nomes foram introduzidos para tirar origem pagã

(Getty Images/Alison Calazans)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

16 publicaciones de Bárbara Castro

A língua portuguesa se destaca entre as latinas e romanas por ser uma das únicas a ter o nome para os dias da semana diferente de outras. Enquanto em espanhol, por exemplo, os dias recebem nomes baseados em corpos celestiais (Lua, Sol, Marte etc.) nós usamos "feira" no final de cada nome, como segunda-feira, terça-feira e assim por diante. Mas qual é o motivo disso?

O linguista português Marco Neves e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA mostra a origem peculiar dessa diferença entre os idiomas românicos. 

Segundo o professor (vis RTP Notícias), é dito que em 536 d.C o bispo católico de Braga, São Martinho de Dume queria que as pessoas abandonassem o uso dos nomes dos dias referente à "cultuação" de deuses pagãos, como Júpiter (Zeus) para o que conhecemos como quinta-feira, por exemplo. 

Na liturgia, já era comum usar a palavra latina "feria" (dia livre), mas obviamente a população não utilizava. Então, segundo Neves, as pessoas começaram a seguir o que o bispo teria falado. Ele não entende até hoje como é que deixaram de usar os dias da semana "pagãos" tão facilmente, mas é o que aconteceu. 

Daí por diante começou a ser utilizado os novos dias segundo a Igreja, como "feria secunda" e "feria tertia".  A língua foi evoluindo até virar "secunda feria" e posteriormente o que usamos hoje, "segunda-feira". 

Capa da matéria: Getty Images/Alison Calazans

Inicio