O que tem em Taboão da Serra? A surpreendente resposta do porquê a cidade mais "apertada" do Brasil, superando 13 mil habitantes por km², é o destino de tantos

Coladinho com a capital paulista, Taboão da Serra lidera o censo de 2022 com a maior densidade demográfica do Brasil

Taboão da Serra, município de São Paulo. créditos: Taboãoemfoco
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

213 publicaciones de Laura Vieira

Desde o início da Revolução Industrial, as cidades passaram a crescer de forma bem acelerada, o que proporcionou um crescimento urbano significativo. Hoje, cerca de 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, de acordo com dados do IBGE. Ou seja, as cidades não param de crescer, mesmo aquelas que já não tem espaço suficiente para receber tanta gente. Esse é o caso de Taboão da Serra, município brasileiro localizado no estado de São Paulo que possui cerca de 13 mil pessoas por km², um dado surpreendente. A seguir, saiba mais sobre o município com a maior densidade do Brasil e os motivos por trás disso. 

Taboão da Serra bate recorde de densidade populacional

Densidade populacional é uma medida que expressa a relação entre o número de habitantes de uma região e o tamanho dessa área. Ou seja, ela representa a quantidade de pessoas por unidade de área, geralmente representada por quilômetro quadrado (km²). No caso de Taboão da Serra, a densidade demográfica é de 13.416,81 habitantes por km².

Isso significa que, a cada quilômetro quadrado da cidade (o equivalente a 1.000.000 m²), vivem 13.416,81 pessoas. Mas quantos habitantes tem a cidade e qual o tamanho de sua área? De acordo com dados do IBGE, Taboão da Serra possui cerca de 273.542 moradores, em um território de 20 km². Para  se ter uma ideia de comparação, São Paulo tem uma área de 1.521 km², um número 76 vezes maior. Isso demonstra que Taboão da Serra é uma cidade bem pequenininha, mas com bastante pessoas vivendo nela. 

Cidade continua crescendo, mesmo lotada

Mesmo sendo a cidade com a maior densidade demográfica do país, Taboão da Serra não para de crescer. As estimativas pós-Censo demonstram que Taboão vai crescer, mesmo sem o crescimento do território. Ou seja, a tendência é que a densidade populacional da cidade aumente ainda mais. A projeção é que a população cresça para 285.307 habitantes em 2025, um aumento de 11.765 pessoas na cidade.

Por que Taboão da Serra tem tanta gente?

Mas afinal, por que tanta gente mora em Taboão da Serra? O que será que a cidade possui para atrair tantos moradores? Acontece que Taboão da Serra faz parte da região metropolitana de São Paulo, localizado a uma distância de apenas 39 km. A cidade também faz divisa com vários bairros da capital paulista, refletindo um cenário de conurbação, a união de duas cujas áreas urbanas crescem até se encontrarem, entre São Paulo e Taboão da Serra. Ou seja, a proximidade da cidade com a capital pode atrair novos moradores,  especialmente aqueles que mantêm algum tipo de relação com a capital.

Além disso, existe um outro fator que contribui para essa realidade: bons indicadores sociais.  O perfil da cidade no site do IBGE, por exemplo, revela uma taxa de escolarização de 98,55% entre crianças de 6 e 14 anos.  Já o IDHM, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, que mede o grau de desenvolvimento humano com base em indicadores de longevidade, educação e renda, era de 0,769 em 2010. Esse IDHM é considerado alto, o que a população de Taboão da Serra tem uma expectativa de vida mais longa, acesso a mais e melhores oportunidades de educação e um padrão de vida mais elevado, o que pode contribuir para a sua alta densidade populacional.


Inicio