Se você estivesse na Espanha há 5,3 milhões de anos, poderia ver um cena tirada dos filmes na vida real

Em algum momento do mundo o Mediterrâneo era um deserto, até que uma enxurrada de água tomou o espaço

(Getty Images/Ali Majdfar)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

16 publicaciones de Bárbara Castro

Humanos ainda não existiam há 5,3 milhões de anos, mas isso acontecesse, provavelmente viria uma das cenas mais extraordinárias do planeta: milhares de toneladas de água preenchendo o que hoje chamamos de Mar Mediterrâneo. 

Ao olharmos para o mapa do Mediterrâneo é possível ver que este mar é apenas conectado ao Oceano Atlântico por uma única entrada, chamada de Estreito de Gibraltar. Há 6 milhões de anos, no entanto, aconteceu alguma coisa que fez com que a Europa e a África se conectassem, fechando o estreito. Em seguida, ao longo de algumas centenas de anos, a água do Mar Mediterrâneo evaporou, já que não existia mais uma conexão direta com o Atlântico e, portanto, a entrada de água foi fechada. 

O que relata Hannah Fry, professora da Universidade de Cambridge, é que, em algum momento, esse Estreito abriu novamente e a Europa e a África se afastaram. o que viria a seguir seria uma das imagens mais impressionantes de se ver: toneladas de água entrando no "novo" Mar Mediterrâneo. 

"Sabemos que isso aconteceu rapidamente, talvez em um período de semanas ou meses, ou até ao longo de um ano, porque existe um cânion gigantesco na base do Mediterrâneo que demonstra a potência dessa queda de água," disse Fry.

Claro, se humanos estivessem vivos naquele tempo e fossem aos limites do que hoje é a Espanha, poderiam ter visto essa cena tirada de um filme em sua potência máxima (e barulho ensurdecedor).

Capa da matéria: Getty Images/Ali Majdfar

Inicio