Se há um problema recorrente em muitas casas com alguns anos de uso, esse é o dos maus odores no banheiro ou na pia da cozinha, que podem ter várias causas como entupimentos nos canos, má ventilação ou mau funcionamento do sifão.
E muitos desses odores desagradáveis vêm de restos de comida, sujeira, gordura e cabelos que formam acúmulos de compostos orgânicos em decomposição, que não desaparecem apenas ao abrir a torneira no uso cotidiano. É preciso ajudar a expulsá-los dos canos.
O sintoma mais imediato aparece quando abrimos a torneira e percebemos que a água não escoa como deveria, mais devagar que o normal. A partir daí, os odores começam a se intensificar e, se nada for feito nos dias seguintes, a situação pode evoluir para um entupimento mais sério.
Como evitar maus odores nos canos
Já vimos em outras ocasiões as recomendações de especialistas para desentupir o banheiro, mas isso é um caso extremo ao qual não convém chegar, justamente para evitar que o mau cheiro se espalhe pela casa. O ideal é manter os canos limpos.
Esse problema tem várias soluções antes de ser necessário chamar um encanador. Uma delas é simplesmente abrir a torneira para que circule mais água que o habitual, o que pode funcionar se a quantidade de resíduos for pequena. Vale a pena fazer isso de vez em quando em pias que quase não são usadas.
Também é possível usar um produto químico desentupidor, que dissolve os compostos orgânicos e facilita a passagem da água. Porém, essas opções são abrasivas e não devem ser usadas com frequência.
Vários encanadores que já vieram à minha casa não recomendaram o uso desses produtos, a não ser em “caso de emergência”, quando o entupimento já está em andamento e não há outra forma de resolver. Nunca como manutenção semanal ou mensal.
Especialistas da Mapfre, por exemplo, recomendam começar limpando o sifão e retirando a sujeira acumulada nos filtros das pias, se houver. Já os da Generali acrescentam que é possível melhorar o cheiro jogando pó de café no ralo, seguido de uma xícara de água fervente e deixando agir por algumas horas.
Mas se a ideia é fazer uma manutenção semanal, o mais conveniente é usar ingredientes básicos que todo mundo tem na cozinha: sal, vinagre, bicarbonato de sódio e detergente. A chave está na forma de aplicar.
Profissionais citados pela Southernliving explicam que vinagre e bicarbonato funcionam, mas não devem ser usados juntos. “É um erro muito comum, mas o bicarbonato e o vinagre, quando combinados, na verdade se anulam”, explica a especialista em limpeza Jill Koch. “A reação efervescente pode até ser satisfatória, mas nenhum dos dois funciona de fato quando misturados.”
Para usá-los, Koch recomenda primeiro polvilhar bicarbonato de sódio no ralo, entre meia e uma xícara, junto com um pouco de detergente para potencializar o efeito. Essa mistura deve agir por cinco minutos e depois ser enxaguada com água quente para remover os resíduos iniciais. Em seguida, despeja-se uma xícara de vinagre no ralo. Assim, cada um age em momentos diferentes, eliminando os maus odores.
Há também variações desse truque que incluem sal e detergente de louça. A ideia é aproveitar o poder abrasivo do sal e o desengordurante do detergente para deixar os canos limpos.
O passo a passo é simples:
- Misturar 4 colheres de sopa de sal refinado com uma xícara de vinagre branco e um pouco de detergente.
- Despejar a mistura no ralo e deixar agir por pelo menos 20 minutos. Quanto mais tempo, melhor, já que são produtos de ação lenta e suave, ao contrário dos químicos comerciais.
- Depois, despejar água bem quente. Para maior eficiência, não use apenas a água quente da torneira (que costuma ter 40–50 °C), mas ferva um ou dois litros em uma panela.
Essa combinação é eficiente porque o sal ajuda a desobstruir, enquanto o vinagre e o bicarbonato eliminam a gordura, desinfetam e combatem fungos e bactérias.
Por fim, o detergente e a água quente completam a limpeza, garantindo que toda a sujeira acumulada nas paredes do encanamento seja removida.
Ver 0 Comentários