A inteligência artificial aberta da China não está "vencendo" o ChatGPT, está fazendo algo mais importante: impulsionando sua indústria

700 milhões de downloads confirmam que os modelos de IA aberta da China estão vencendo a competição

A inteligência artificial aberta da China não está "vencendo" o ChatGPT, está fazendo algo mais importante: impulsionando sua indústria.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

A família de modelos de IA de código aberto Qwen, da Alibaba, está conquistando o mundo silenciosamente. Em janeiro, esses modelos já haviam ultrapassado 700 milhões de downloads na plataforma Hugging Face. Esse marco é significativo e confirma a supremacia das empresas chinesas nesse tipo de modelo.

O que aconteceu?

Os responsáveis ​​pelo desenvolvimento dessa família de modelos explicam como os dados da Hugging Face não mentem: esses projetos se tornaram os modelos de código aberto mais populares do mundo, pelo menos em termos de downloads.

Imparável

Em outubro de 2025, a família de modelos Qwen conseguiu ultrapassar a líder anterior nesse segmento, a família de modelos Llama, da Meta. Dois meses depois, os modelos Qwen já haviam sido baixados tantas vezes que o número total ultrapassou a soma do número de downloads dos oito modelos de IA que vinham a seguir em popularidade. Esse grupo é composto por modelos da Meta, DeepSeek, OpenAI, Mistral, NVIDIA, Zhipu.ai, Moonshot e Minimax.

A Alibaba é uma força imparável

Desde o lançamento do Qwen em 2023, o progresso dos modelos dessa família tem sido imparável. Embora inicialmente o acesso a eles fosse mais complicado, a Alibaba aproveitou sua infraestrutura e escala para popularizá-los gradualmente, mas, acima de tudo, seus engenheiros fizeram algo completamente diferente: lançaram novos modelos incessantemente. O ritmo tem sido frenético e os modelos são notáveis, comparáveis ​​aos modelos proprietários de grandes empresas de tecnologia americanas.

O Qwen almeja ser o Android da IA

O catálogo de modelos da família é enorme. A Hugging Face atualmente inclui 300 modelos diferentes, abrangendo tanto versões antigas, quanto várias variantes de cada novo lançamento principal. Por exemplo, temos modelos especializados em reconhecimento de dados visuais (Qwen VL), programação (Qwen Coder), geração de imagens (Qwen Image Edit) e modelos "genéricos" absolutamente gigantescos, além de outros como o Omni, que já competem com o Grok 4 ou o GPT 5 Pro. A intenção é óbvia: ser o modelo de IA "padrão" no mercado, mesmo que isso signifique saturação.

Surpresa: o mais popular não é necessariamente o mais poderoso

Um estudo publicado em outubro, no entanto, revelou um fato surpreendente sobre a crescente popularidade dessa família de modelos. Seria de se esperar que o mais baixado fosse uma das versões do Qwen 3, a versão mais moderna e capaz. Na realidade, o mais baixado é o Qwen 2.5-1.5B-Instruct, um modelo "leve" que pode rodar até mesmo em celulares e laptops modestos.

Pequeno, mas poderoso

Atualmente, a lista da Hugging Face indica que o download mais popular é o do Qwen 2.5-3B-Instruct, um modelo mais moderno e um pouco menos leve, mas ainda "pequeno" para os padrões atuais. Parece claro que há um interesse significativo em poder executar esse modelo em celulares, tablets e computadores com memória de vídeo limitada.

Milhares de projetos derivados

A facilidade de obter e usar esses modelos abertos levou muitos desenvolvedores e empresas a aproveitá-los, personalizando-os e adaptando-os às suas próprias necessidades. Segundo a Xinhua, essa família de algoritmos foi utilizada em mais de 180 mil versões derivadas.

O Llama está perdendo força

Enquanto isso, o Vale do Silício confirma que sua visão é diferente. A Meta, que inicialmente liderou esse campo graças ao Llama, mudou de rumo. A empresa ainda deve lançar novas versões desse modelo, mas, por enquanto, a maioria das gigantes da tecnologia está focando em seus modelos fechados e proprietários. 

No entanto, elas mantêm alguns modelos abertos com um futuro promissor, como vimos com o Gemma (Google), o Phi (Microsoft) e o gpt-oss (OpenAI). E não podemos esquecer que o Mistral é um importante benchmark europeu e também oferece variantes abertas.

Inicio