A mais recente grande atualização da Samsung para seus celulares traz algumas melhorias além do Android 16. Além disso, a One UI 8 altera algo com o qual nos acostumamos desde o seu lançamento: a opção de desbloquear o bootloader. Celulares atualizados para a versão mais recente do sistema operacional encontram mais dificuldades para acessar recursos avançados, como acesso root ou instalação de ROMs personalizadas.
O problema?
O bootloader é a parte do sistema responsável por carregar os drivers do celular, o Android e aplicativos essenciais para o funcionamento básico durante a inicialização. Por padrão, todos os celulares o têm bloqueado para impedir modificações. Fabricantes como o Google permitem que ele seja desbloqueado, assim como a Samsung.
Ao bloquear o bootloader na One UI 8, a Samsung impede que os usuários modifiquem extensivamente seus dispositivos Galaxy. Essa medida reduz certas liberdades de escolha: selecionar uma ROM, fazer root no dispositivo ou modificar o bootloader original, por exemplo. Esses não são processos que a maioria das pessoas costuma usar. O problema é que a Samsung era uma das poucas grandes marcas que não bloqueavam completamente o acesso aos seus celulares.
One UI 8. | Imagem da Samsung
Isso não é novidade
A Samsung já vinha bloqueando o bootloader há algum tempo em alguns países onde vendia celulares Galaxy, como os Estados Unidos. Na Europa, ainda havia essa opção na maioria dos aparelhos. Isso até a chegada da One UI 8, já que a atualização mudou a política.
O bloqueio pode ser contornado instalando uma ROM combinada da One UI 7 e da One UI 8 usando o Odin, mas não é um processo simples nem isento de riscos. Nossa recomendação é não tentar: além de colocar seu celular em risco, você também pode perder todos os seus dados.
O próximo passo lógico
O apelo do root, das ROMs personalizadas e de outras opções avançadas diminuiu à medida que o Android e os fabricantes evoluíram para um ecossistema mais maduro. O Google criou vários obstáculos: usando a segurança como desculpa, em breve perderemos até mesmo a opção de instalar qualquer arquivo APK. Bloquear o bootloader permanentemente foi o próximo passo lógico.
Embora a Samsung permitisse o desbloqueio de seus celulares, isso comprometia a segurança do Knox e danificava permanentemente o processo de inicialização do aparelho. Em alguns modelos, ainda é possível retornar ao One UI 7 instalando uma ROM mais antiga, desde que o firmware seja compatível. Dispositivos Samsung Galaxy que vêm com o One UI 8 não são mais elegíveis.
Imagem da capa | Iván Linares
Ver 0 Comentários