O pesadelo da casa conectada: Samsung testa transformar geladeiras em outdoors exibindo anúncios — e não há como desativar

Mudança faz parte de um programa piloto, mas já gera polêmica entre donos de geladeiras inteligentes

Geladeira da Samsung modelo Family Hub . Crédito: Anadolu/GettyImages
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

230 publicaciones de Laura Vieira

Geladeiras são eletrodomésticos criados para conservar alimentos, prolongando sua validade e evitando o desperdício. Mas e se elas pudessem ter uma outra utilidade além dessa?  A Samsung começou a testar nos Estados Unidos uma atualização que faz as geladeiras inteligentes Family Hub exibirem anúncios diretamente na tela. A medida, no entanto, não deixou todo mundo contente. 

Geladeiras Family Hub da Samsung: tecnologia e modernidade 

As geladeiras Samsung Family Hub são um modelo de refrigeradores modernos e inteligentes, com uma tela touchscreen integrada que funciona como um centro de entretenimento, organização e controle da casa. Elas permitem realizar tarefas como criar listas de compras, calendários, assistir vídeos, ouvir música e até mesmo ver o conteúdo do interior da geladeira sem abrir a porta. Além disso, podem ser conectadas a outros aparelhos inteligentes da casa, como Alexa, através do aplicativo SmartThing.

Entenda como vão funcionar os anúncios na geladeira

Segundo comunicado lançado pela Samsung, o recurso faz parte de um programa piloto em alguns modelos de geladeiras Family Hub nos Estados Unidos. Com a atualização de software, as telas vão passar a exibir promoções e anúncios selecionados, quando não estiverem sendo usadas. Esses anúncios aparecem na tela da geladeira, e o formato muda conforme o tema de personalização escolhido pelo usuário. 

A empresa afirma que as propagandas podem ser descartadas manualmente, impedindo que aquele anúncio específico volte a aparecer durante a campanha. Mesmo assim, os usuários não têm como desativar totalmente as propagandas. Desconectar a geladeira da internet seria uma alternativa para acabar com os anúncios, no entanto, isso também desliga todas as funções inteligentes do eletrodoméstico.

Medida levanta questionamentos e deixa consumidores descontentes

É claro que a novidade gerou polêmica entre os consumidores. Nas redes sociais e fóruns como o Reddit, muitos usuários expressaram insatisfação com a medida. Afinal, a medida tira a liberdade do consumidor em escolher ou não exibir anúncios no dispositivo, isso em geladeiras que custam entre US$1.800 e US$3.500. Apesar da surpresa, a Samsung já vinha dando sinais de que seguiria esse caminho desde sua estratégia de “telas por toda parte”, aplicada a TVs e outros eletrodomésticos conectados. Afinal, não é a primeira vez que a marca insere publicidade em seus produtos, como as smart TVs que já exibem anúncios.

Inicio