O aumento da capacidade renovável levou à necessidade de mais armazenamento de energia, bem como à fabricação de mais e mais carros elétricos. No epicentro do setor, está o lítio, um material escasso e com alguns problemas. No entanto, a Huawei patenteou uma nova maneira de usar e melhorar as baterias de íons com o elemento.
Nova patente
A Huawei registrou uma nova patente relacionada à tecnologia de baterias de estado sólido. Sob o nome de "materiais de sulfeto dopado e métodos de preparação, baterias de íons de lítio". Este novo projeto busca maior eficiência energética, maior segurança e uma vida útil mais longa. O inventor da patente é o cientista de materiais espanhol Pedro López-Aranguren.
Baterias de sulfeto?
A pesquisa é sobre o uso de materiais de sulfeto dopado em baterias de estado sólido. O sulfeto dopado permitiu que a condutividade iônica fosse maior e melhorou a estabilidade das baterias de íons de lítio. Dessa forma, é possível resolver problemas comuns associados a eletrólitos líquidos ou em gel.
Baterias convencionais de íons de lítio
A diferença entre as baterias de íons de lítio patenteadas e convencionais, estas últimas quando usam eletrólitos líquidos ou em gel podem causar vazamentos, há menos estabilidade térmica e, portanto, maior risco de segurança. Por todos esses motivos, a nova patente da Huawei utilizou um eletrólito de sulfeto dopado sólido que melhora a segurança ao evitar vazamentos e explosões, aumentando a densidade de energia e a durabilidade. Além de melhor estabilidade em longos ciclos de carga e descarga.
Baterias de estado sólido
Dentro deste tipo de baterias estão: polímero, óxido e enxofre. A última é a que falamos neste artigo, enquanto os materiais poliméricos são flexíveis e leves, mas têm uma condutividade iônica menor. Por outro lado, as baterias de óxido são estáveis, embora exijam processos de fabricação mais caros.
Imagem | Unsplash
Ver 0 Comentários