Cada vez mais jovens querem ganhar dinheiro criando conteúdo. Hoje é bem mais fácil começar nessa área e viver disso sem precisar de um diploma. Na prática, um celular já é suficiente para dar o primeiro passo.
Quando se pergunta para adolescentes ou para a Geração Alpha (nascidos entre 2010 e 2024) o que querem ser no futuro, cada vez menos escolhem profissões tradicionais ou seguem os caminhos de faculdade e cursos formais. Foi o que mostrou uma pesquisa da plataforma Whop.com com 2.000 pessoas.
A própria Geração Z mostra essa mudança: muitos já faturam milhões sem nunca ter feito faculdade ou concluído uma formação tradicional.
Muitos milionários da Geração Z começaram a ganhar fama como influenciadores. E alguns nomes se destacam:
- Charli D’Amelio ficou conhecida pelos vídeos de dança e hoje tem um patrimônio estimado em 23 milhões de dólares.
- Addison Rae também começou com vídeos de dança no TikTok, virou atriz, empresária de uma marca de cosméticos e tem fortuna estimada em 15 milhões de dólares.
- Emma Chamberlain surgiu no YouTube, hoje também é modelo, podcaster e garota-propaganda de grandes marcas, com patrimônio de 12 milhões de dólares.
O que todos têm em comum é uma comunidade fiel que apoia e acompanha seu trabalho, ajudando a ampliar o alcance e a renda. Freddy Nager, professor de comunicação na Universidade do Sul da Califórnia, explicou à revista Fortune que o segredo é cuidar da própria base de fãs. Caso contrário, a única forma de alcançar seguidores seria pagando anúncios, o que vai contra a ideia de muitos criadores, que entram nesse mercado para ganhar dinheiro, não gastar.
E para isso não é preciso diploma
Nos EUA, muitos jovens se endividam para pagar a faculdade e depois buscam empregos bem remunerados apenas para quitar esses empréstimos, enquanto influenciadores conseguem resultados milionários sem seguir esse caminho.
Não existem números exatos sobre quantos influenciadores são milionários, apenas estimativas. Pesquisas de mercado apontam que cerca de 15% dos criadores faturam mais de 5 mil dólares por mês. Outros dados mostram que pouco mais de 10% ganham acima de 100 mil dólares por ano e 11% ficam na faixa de 50 a 100 mil. Para chegar ao status de milionário, é preciso manter esses valores por anos.
Há também vários casos de criadores que largaram a faculdade para investir na carreira digital, mas não existem estatísticas oficiais sobre isso.
Por muito tempo, a Geração Z foi vista como a geração que buscava empregos de escritório e cargos de liderança para alcançar altos salários. Mas isso está mudando. Em vez de seguir o caminho tradicional da faculdade e sonhar com grandes posições, muitos jovens da Gen Z estão tomando outra decisão: começar a trabalhar desde cedo – e eles têm bons motivos para isso.
Ver 0 Comentários