Dois aviões cargueiros militares dos Estados Unidos, do modelo Boeing C-17 Globemaster III, chegaram essa semana no Brasil para participar do Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio). De acordo com a Força Aérea Brasileira, as atividades vão se concentrar na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com início hoje (31) até o dia 16 de agosto. A operação ocorre a cada dois anos e tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre as Forças Armadas brasileiras (FAB, Marinha e Exército) e as de nações convidadas.
O que é o Exercício Conjunto Tápio?
Se você não entende muito bem sobre as operações das Forças Armadas brasileiras, deve estar se perguntando o que é o Exercício Conjunto Tápio. Mas calma que vamos explicar: o exercício nada mais é do que uma atividade operacional de treinamento com intuito desenvolver e aprimorar táticas conjuntas entre as Forças Armadas brasileiras e países parceiros. Esse treinamento é considerado o maior exercício conjunto de toda a América Latina e envolve uma série de ações táticas.
Como funciona a operação conjunta?
Para o Exercício Conjunto Tápio de 2025, foram enviados pela Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG) dois aviões cargueiros do modelo Boeing C-17 Globemaster III, que é um avião de transporte militar. Dentro dele, geralmente é transportado helicópteros e equipamentos para o treinamento, mas ele também pode ser utilizado para transporte de tropas ou cargas, evacuação aeromédica e lançamento de paraquedistas em outras situações.
Mas como funciona a operação? De modo geral, as ações realizadas no exercício incluem missões de apoio aéreo aproximado (CAS), uma missão militar em que aeronaves fornecem suporte de fogo aéreo para tropas terrestres que estão em combate próximo com o inimigo, além de busca e salvamento em combate (CSAR), infiltração aérea, lançamento de paraquedistas, evacuação aeromédica e reconhecimento aéreo. Além dos exercícios aéreos, também estão previstas atividades com viaturas terrestres militares.
Ver 0 Comentários