Tendências do dia

Gemini já tem o que faltava para ofuscar completamente o Google Assistente

Gemini 2.5 inclui Deep Think e saída de áudio nativa

Gemini 2.5 traz inovações
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

842 publicaciones de PH Mota

Desde que se tornou conhecido, o Gemini 2.5 se destacou por um raciocínio passo a passo, permitindo ao usuário acompanhar em tempo real como as respostas às solicitações estavam sendo construídas. Mountain View agora revelou um recurso ainda mais interessante: respostas em áudio.

Gemini 2.5 raciocina melhor graças ao Deep Think

O que se espera de uma IA é a capacidade de oferecer respostas cada vez mais precisas, e o Gemini 2.5 Pro agora inclui o Deep Think, um modo de raciocínio aprimorado, ainda em fase experimental, especialmente voltado para matemática e programação de maior complexidade.

O Deep Think considera diversas hipóteses antes de fornecer uma resposta final e, com isso, consegue avaliar melhor qual é a solução correta para o problema apresentado pelo usuário.

O Gemini 2.5 também se destaca na capacidade de resumir ideias, organizando as informações de forma mais clara e estruturada.

E a melhor parte: o Gemini 2.5 agora conta com saída de áudio nativa.

Até então, a principal limitação do modelo de inteligência artificial do Google, em comparação com outras soluções — como o próprio Google Assistente — era a ausência de respostas em áudio para o usuário.

O lançamento do NotebookLM para Android já havia indicado, mais cedo, que o áudio seria um dos destaques do Google I/O 2025. E a previsão se confirmou.

Gemini Gemini

Entre os novos recursos do Gemini 2.5 Pro e do Gemini 2.5 Flash, a saída de áudio nativa se destaca por proporcionar uma experiência de conversação muito mais natural.

O aspecto mais positivo da novidade é a possibilidade de maior interação, tornando a IA mais “humana” ou, pelo menos, mais próxima da experiência oferecida anteriormente pelo Google Assistente. O elemento era uma ausência notada no Gemini, e agora o Google parece ter tomado o rumo certo para substituir sua antiga assistente de voz.

Foram introduzidas novas opções, como a possibilidade de controlar a forma, o tom ou o sotaque da IA — por exemplo, pedindo um tom mais cômico ao contar uma história engraçada.

Também será possível praticar diálogos mais afetivos, com a IA detectando as emoções na voz do usuário e respondendo de maneira adequada ao contexto.

Para evitar “interferências”, o Gemini 2.5 é capaz de ignorar conversas em segundo plano e identificar corretamente quando deve ou não responder.

O Gemini Flash 2.5 está disponível para todos os usuários por meio do aplicativo Gemini.

Inicio