Tendências do dia

Pelo bem da sua casa, não durma com o carregador do celular sobre a cama

Lençóis, cobertores e colchões são inflamáveis e o carregamento de celulares sobre eles pode causar incêndio

mulher colocando celular para carregar em cima da cama
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

59 publicaciones de Laura Vieira

Colocar o celular para carregar em cima da cama pode parecer uma prática inofensiva e até prática. Afinal, o aparelho fica ao alcance das mãos, facilitando conferir mensagens, desligar o despertador ou dar aquela última olhadinha nas redes sociais. Mas esse hábito, tão comum, representa um risco à sua segurança e à sua casa. Curto circuito, superaquecimento e até incêndios são só alguns dos perigos que podem surgir devido a essa prática. Por isso, pelo bem da sua casa e da sua própria segurança, que tal mudar os hábitos? Confira a seguir quais os perigos associados a esse péssimo costume e formas de evitá-lp.

Saiba porque não se deve dormir com celular em cima da cama

Com certeza você conhece alguém que coloca o celular para carregar em cima da cama ou embaixo do travesseiro enquanto dorme (ou talvez você mesmo faça isso). Apesar de ser um hábito comum, ele pode trazer sérios riscos para a segurança da pessoa e da casa, como explosões, incêndios e curtos-circuitos. Mas por que isso acontece?

Quando o celular está ligado à tomada para recarregar, a bateria pode superaquecer, especialmente se o aparelho estiver sobre superfícies que impedem a dissipação do calor, como colchões, cobertores e travesseiros. Isso ocorre porque a maioria dos smartphones utilizam baterias de lítio, que concentram mais energia e tendem a aquecer durante o uso ou o carregamento. O lítio é um material altamente inflamável, e sua combustão pode atingir temperaturas até maiores do que a gasolina ou o álcool.

Mas o grande problema mesmo é que esse superaquecimento pode causar a explosão do aparelho. E como lençóis, cobertores e colchões são inflamáveis, o risco de incêndio se torna ainda maior.

Dormir com carregador sobre a cama é perigoso e pode ser fatal

Pouca gente imagina que um objeto tão comum como o celular possa se transformar em uma ameaça à vida. No entanto, casos de incêndios e até mortes causadas por aparelhos carregando sobre a cama mostram que esse hábito aparentemente inofensivo pode ser extremamente perigoso.

Em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o segundo andar de uma casa foi completamente destruído após um incêndio iniciado por um celular que carregava em cima do travesseiro. Em poucos minutos, o fogo consumiu toda a parte superior da residência. Algo semelhante ocorreu em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Uma mulher de 63 anos teve o quarto tomado pelas chamas depois que o celular, carregando sobre a cama, explodiu. O fogo se alastrou rapidamente pelo colchão e pelas cortinas.

O caso mais grave foi registrado em Santa Rita, no Maranhão. Fernanda Alves de Souza, de 32 anos, morreu carbonizada ao lado do celular que estava conectado à tomada. A principal suspeita é que ela tenha levado um choque elétrico enquanto dormia próximo ao aparelho. Esses episódios só reforçam o alerta de que dormir com o celular carregando sobre a cama é um erro que  pode custar a vida.

Como carregar o celular com segurança? Confira algumas dicas essenciais

mulher deitada e celular carregando ao lado O mais seguro é colocar o celular para carregar longe da cama.
  • Utilize carregadores originais: outro perigo está no uso de carregadores falsificados. Apesar de mais baratos, esses produtos não seguem os padrões de segurança exigidos pelos fabricantes originais. Isso aumenta o risco de superaquecimento, incêndio e até pode danificar a bateria do aparelho. Ou seja, o que parece uma economia, pode acabar gerando um prejuízo muito maior;
  • Nunca carregue o celular em ambientes úmidos: A umidade facilita a condução de eletricidade, aumentando as chances de choque elétrico ou curto-circuito. Por isso, evite deixar o celular carregando no banheiro ou próximo a pias, por exemplo;
  • Não sobrecarregue benjamins ou extensões: Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada ou em benjamins, pois isso pode causar sobrecarga elétrica e incêndios;
  • Evite carregar o celular em instalações elétricas antigas: Tomadas desgastadas podem aumentar o risco de acidentes. Verifique a estrutura elétrica da sua casa e, se necessário, realize a troca das tomadas com um profissional;
  • Durante a noite, mantenha o celular longe da cama: O ideal é deixar o aparelho em uma superfície plana, como uma mesa de cabeceira. Evite deixá-lo sobre a cama, travesseiro ou próximo ao corpo, especialmente se estiver carregando, pois  o calor gerado pode causar superaquecimento;
Inicio