Tendências do dia

Grupo de vizinhos enganou Google Maps para reduzir trânsito: eles estavam cansados do turismo atrapalhando estacionamentos

Na cidade holandesa de Zandvoort, vizinhos se organizaram para enganar o Google Maps e fazer com que ele indicasse que as ruas estavam bloqueadas

Imagem | Prefeitura de Zandvoort
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

845 publicaciones de PH Mota

O Google Maps tem um poder enorme quando se trata de viagens. A maioria dos turistas o utiliza durante seus passeios, mas essa influência também pode ser usada no sentido oposto. Foi isso que os moradores do bairro de Parkbuurt, ao sul da cidade turística e costeira de Zandvoort, na Holanda, decidiram fazer.

Cansados de não conseguir estacionar por causa do grande fluxo de turistas em dias ensolarados, os vizinhos criaram uma estratégia para enganar o Google Maps, fazendo com que as ruas aparecessem como fechadas ao tráfego e sem acesso. A ideia era que os turistas procurassem outros locais e deixassem de ocupar as ruas onde eles moram.

De acordo com o veículo local NH News, os moradores vêm utilizando essa prática desde abril deste ano. Eles alegam que é a medida "menos invasiva" para que a prefeitura de Zandvoort tome alguma atitude a fim de evitar que o turismo sobrecarregue os estacionamentos. Segundo os vizinhos, essa estratégia de enganar o Google Maps só é usada nos fins de semana.

Como enganar o Google Maps

Isso não ocorre apenas com o Google Maps, mas também com outros aplicativos de localização. As ferramentas do Google se baseiam em informações geradas por usuários e, quando um grupo se coordena de forma eficaz, o sistema é atualizado.

No caso do bairro de Parkbuurt, há uma coordenação entre os moradores que reportam ao aplicativo que várias ruas estão fechadas, como se houvesse um engarrafamento ou algum tipo de incidente. O Google Maps processa rapidamente essas informações e altera as rotas sugeridas a outros usuários. O único “detalhe” é que esse incidente não existe.

A resposta da prefeitura de Zandvoort foi ainda mais inusitada. Para evitar que os turistas caíssem na armadilha, foi instalada uma placa informando os visitantes para desligarem o navegador e seguirem a rota indicada. "Eles estão apenas transferindo o problema para outros bairros", explicou o vereador Gert-Jan Bluijs.

Imagem | Prefeitura de Zandvoort

Inicio