Tendências do dia

Pela 49ª vez, o Ford mais vendido do mundo é um monstro de aço com motorzão

  • A Ford F-150 está preparada para consolidar seu domínio em 2025, reafirmando-se como o veículo mais vendido nos Estados Unidos;

  • Com mais de 800 mil unidades vendidas, este gigante de quase seis metros domina o mercado americano, ostentando um volume de vendas oito vezes maior que o de um Renault Clio na França;

  • Entre o retorno dos enormes motores V8 e seu inegável domínio sobre concorrentes como Chevrolet e GMC, a picape permanece a rainha indiscutível dos EUA.

Pela 49ª vez, o Ford mais vendido do mundo é um monstro de aço com motorzão.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Ainda podemos chamar de "carro" um modelo com pelo menos 5,80 metros de comprimento (na sua versão mais curta) e pesando mais de duas toneladas na variante mais básica e leve? O termo "carro" provavelmente é inadequado para a Ford F-150, que, portanto, deveria logicamente ser mais uma vez o veículo mais vendido nos Estados Unidos neste ano.

E, aliás, o Ford mais vendido no mundo durante o mesmo período. Impensável para um europeu, o fato de uma picape dominar as vendas de carros em um país desenvolvido é, no entanto, uma realidade nos Estados Unidos, onde esse tipo de carroceria continua incrivelmente popular.

Porém, enquanto os analistas certamente as classificam como "carros", as montadoras as colocam em uma categoria separada: "caminhonetes".

8 vezes mais picapes do que veículos Renault Clio

A Ford F-150 é um sucesso... de novo © Ford A Ford F-150 é um sucesso... de novo | © Ford

Imagine o volume de vendas de picapes nos Estados Unidos, e mais especificamente, da série "F" da Ford. Com uma projeção de pelo menos 800 mil unidades vendidas para 2025 (sujeito aos números finais do próximo mês), a Série F da Ford está vendendo bem. Em comparação, o carro mais vendido na França, o Renault Clio, vendeu 100 mil unidades este ano – oito vezes menos!

E em nível europeu, o mais vendido, o Volkswagen T-Roc, deve ultrapassar as 200 mil unidades. Isso coloca os números de vendas, já excepcionais, para esse tipo de veículo em uma perspectiva ainda maior, um veículo que, além disso, não abandonou suas raízes nos últimos meses.

Enquanto algumas marcas mudaram de rumo, principalmente optando por motores V6 superalimentados em vez de V8 (a Toyota, em particular), a Ford está revertendo sua estratégia. A montadora do oval azul vinha priorizando seu motor de seis cilindros em alguns modelos com foco em imagem, como o GT, mas com a chegada do V8 "Godzilla" de 7,3 litros, a Ford está retornando, em certa medida, a essa configuração.

Reservado, no entanto, para picapes "pesadas", que também oferecem uma opção a diesel para quem prioriza torque: um V8 de 6,7 litros, nada menos.

Chevrolet muito atrás

O carro mais vendido da América é a Ford F-150, mas o segundo lugar também é de uma picape. A Chevrolet Silverado deve manter a segunda posição. A grande picape com o logotipo da gravata borboleta deve atingir cerca de 550 mil unidades vendidas este ano, ultrapassando mais uma vez a Toyota RAV4, que permanece firmemente estabelecida nas primeiras posições do ranking.

E vale lembrar que, ao contrário das picapes americanas, a RAV4 é um produto internacional. Seu sucesso não se limita aos Estados Unidos. É isso que permite que ela seja consistentemente o carro mais vendido do mundo em um determinado ano.

No total, esses quatro modelos (Ford F-150, Chevrolet Silverado, GMC Sierra e RAM), sem contar a Toyota Tundra, a Nissan Titan e outros concorrentes, representam mais de 15% do mercado automotivo americano. E o sucesso da F-150 este ano ajudará, pelo menos, a mitigar o fracasso da versão elétrica, que foi prematuramente abandonada.

Imagem de capa | © Ford

Inicio