O código de ativação do Windows XP foi crackeado após 22 anos; isso importou muito pouco por uma razão: FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8

Um código de ativação que acabou se tornando um verdadeiro fenômeno cultural

De que adianta crackear o Windows XP do jeito certo se todo mundo já sabia fazer do outro jeito? / Imagem: Genbeta
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Poucos códigos ficaram tão gravados na memória coletiva quanto o famoso "FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8". Se você já mexe com computadores há algum tempo e viveu a era do Windows XP, provavelmente esse código lhe soa familiar, já que ele vazou antes do lançamento oficial do sistema operacional em 2001.

Apesar de termos descoberto, há alguns anos, que alguém desenvolveu um algoritmo para crackear o código de ativação do Windows XP (22 anos após o lançamento do sistema operacional), essa conquista técnica chegou com mais de duas décadas de atraso, já que o vazamento do código original já havia feito todo o trabalho.

Uma conquista que chega com mais de duas décadas de atraso

No início de 2023, um grupo de desenvolvedores conseguiu decifrar o algoritmo que a Microsoft usava para validar as chaves de produto do Windows XP. O feito permite gerar chaves de ativação válidas sem a necessidade de conexão com a internet.

Windows XP A imagem que o grupo Devil's Own postou 35 dias antes do lançamento do Windows XP. Imagem: Internet Archive

O método utiliza um programa chamado "xp_activate32.exe", que aproveita o sistema de ativação por telefone do Windows XP (que, surpreendentemente, ainda funciona) para gerar chaves legítimas. Diferentemente dos métodos tradicionais de crackeamento, esse não utiliza força bruta, mas sim o próprio algoritmo decifrado para criar códigos que o sistema operacional valida localmente.

O mais interessante é que esse método é útil até mesmo para usuários legítimos que tenham comprado o Windows XP, já que os servidores de ativação online da Microsoft para esse sistema operacional estão fora de serviço há anos.

A recente conquista técnica, embora impressionante, chega 22 anos atrasada para a maioria dos usuários. Isso porque o Windows XP já havia sido “liberado” muito antes graças a um vazamento que ocorreu 35 dias antes do lançamento oficial do sistema operacional.

Windows XP e seu vazamento acabaram se tornando um verdadeiro fenômeno cultural

O grupo "Devil's Own" publicou a imagem de um CD-R com a chave de ativação escrita à mão: FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8. Junto dessa foto, distribuíram uma imagem ISO do sistema operacional dividida em 32 arquivos de 15 MB cada, totalizando 455,1 MB.

O que tornava essa chave especial era o fato de se tratar de uma licença por volume (VLK), que permitia utilizar o Windows XP sem a necessidade de ativação por telefone ou internet — um processo que, em teoria, era obrigatório para começar a usar o sistema.

A sequência FCKGW se tornou um fenômeno cultural entre os usuários do início dos anos 2000. Milhares de pessoas chegaram a memorizar a chave completa, apesar de sua aparente complexidade.

Fóruns como Reddit, Hacker News e muitos outros estão repletos de relatos de usuários que, mesmo décadas depois, ainda lembram a chave com perfeição. A sequência tem seu próprio verbete na Wikipédia e também gerou todo tipo de meme. Alguns chegaram até a recomendá-la como base para senhas (algo nada recomendável do ponto de vista da segurança).

A Microsoft tentou contra-atacar em agosto de 2004 com o lançamento do Service Pack 2, que bloqueava essa chave. Os computadores que a utilizavam exibiam uma notificação do "Windows Genuine Advantage" e não podiam atualizar seus sistemas. No entanto, mesmo nessa época, surgiram métodos para burlar essa proteção.

Inicio