As redes sociais estão cheias de dicas que podem ou não serem boas para quem a faz. Em mais uma das "trends" do TikTok e Instagram, na parte de limpeza chamada "Clean Tok", norte-americanos estão descobrindo que dicas de limpeza compartilhadas por latino-americanos não se aplicam a eles, por mais que prometam que a casa fique totalmente limpa.
Quem mora no Brasil provavelmente já ajudou os avós ou pais a fazer aquela bela faxina que consistia em tirar todo e qualquer pó e, claro, jogar água na casa e esfregar bem com sabão e desinfetante. Essa tática é algo cultural também compartilhada por outros latino-americanos no continente, mas não aos norte-americanos.
Muitos que decidem compartilhar suas experiências ao jogar água no banheiro (que diga-se de passagem não tem um segundo ralo) e cozinha voltam meses depois para falar o completo caos instaurado na casa: mofo e infiltração.
O motivo? As casas dos EUA simplesmente não são iguais às do Brasil e outros países da América do Sul e Central, que normalmente são feitas de cimento e pedra e raramente contém madeira como piso. Enquanto isso, as dos EUA são majoritariamente feitas de madeira, com piso de vinil, laminado ou madeira, mas apoiados em uma estrutura de, novamente, madeira. Desse modo, jogar água (igual ao carismático chão de taquinho aqui no Brasil) não é algo recomendado.
E o que fazer no lugar? Quem tem chão de madeira deve usar apenas um pano úmido para limpar, sem esfregar para não afetar a integridade do chão.
"Para todos que têm piso de madeira, por favor, não façam isso, senão ele absorverá água rapidamente e poderá ser danificado para sempre," disse um comentário no vídeo de uma influencer de limpeza.
Ver 1 Comentários