A famosa pintura de Jean–Étienne Liotard retratando Maria Antonieta como uma criança pode, na verdade, ser a da irmã da última rainha da França, segundo um novo estudo.
A pintura de 1972 de Liotard há anos serve como uma base para saber sobre a infância de Maria Antonieta, mas a Professora Catriona Seth, da Universidade de Oxford, sugere que a pintura pode representar a irmã da rainha, Maria Carolina, que se tornou a monarca de Nápoles (1795-99).
Ademais, Seth acredita que outro retrato que representaria Maria Carolina pode ser, na verdade, a verdadeira pintura de Maria Antonieta quando criança. Desse modo, ambas obras foram trocadas.
Por anos estudiosos interpretaram a pintura de Liotard como um "prelúdio" ao destino da monarca francesa, com muitos dizendo que o olhar de Antonieta ao espectador poderia demonstrar "uma vida significativa".
Segundo Seth, ela sempre foi fascinada pelo retrato, mas sentiu que algo a incomodava.
"A primeira pista veio do que se acreditava ser um broche usado por 'Maria Antonieta' no retrato", explicou à BBC.
O broche é de uma ordem específica da cavalaria, mas, segundo costumes, Maria Antonieta, sendo a mais nova dos irmãos, não poderia ter ganhado uma até quatro anos após a obra que a retrata com sete anos de idade.
Seth procurou outros retratos do artista, localizando o que poderia ser a "real" Maria Antonieta mas que, na verdade, era antes dita como sua irmã.

A obra é bem similar ao retrato "original", mas troca o broche e um item para tecer para brincos e uma rosa.
Capa da matéria: Musée d'Art et d'Histoire
Ver 0 Comentários