A Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados no mundo todo. Localizada em Paris, na França, ela recebe aproximadamente 7 milhões de visitantes todos os anos. O monumento é tão valorizado e apreciado pelas pessoas que um metalúrgico aposentado decidiu construir uma réplica da torre no seu próprio quintal. Com 77 anos, Jean-Claude Fassler demorou 8 anos para conseguir finalizar o projeto impressionante da réplica da Torre Eiffel. Confira a seguir como foi o processo de construção:
Saiba como a réplica da Torre Eiffel foi construída
Construir uma réplica da Torre Eiffel parece uma ideia maluca e improvável, especialmente se a execução for realizada por uma pessoa comum e não uma empresa especializada na construção de estruturas metálicas como a da torre. Contudo, o que parecia impossível, realmente aconteceu na França. Com a ajuda do neto de 22 anos e ferramentas que pertenciam à sua antiga oficina, Jean-Claude Fassler conseguiu construir uma torre metálica muito semelhante à torre “original”.
Mas como surgiu essa ideia ambiciosa e nada simples de realizar? Acontece que Jean-Claude sempre admirou o trabalho de Alexandre Gustave Eiffel, um engenheiro civil francês responsável pelo projeto e construção da Torre Eiffel, inaugurada oficialmente em 1889. Além da Torre Eiffel gigante de 300 metros, Alexandre também participou da construção de obras muito populares e importantes, como o famoso viaduto Garabit, uma ponte ferroviária em formato de arco que atravessa o Truyère, um rio localizado na França.
Saiba mais sobre a réplica da torre mais famosa do mundo
Mas afinal, como um idoso de 77 anos e seu neto conseguiram construir essa réplica tão impressionante? Para realizar o sonho de Jean, eles precisaram transformar aço bruto em peças semelhantes às da torre original. Para isso, eles analisaram atentamente uma reprodução da planta original da Torre Eiffel a partir dos desenhos de Alexandre. Eles seguiram à risca as angulações e medidas das peças originais, uma decisão inteligente que com certeza influenciou no sucesso da obra.
A réplica da Torre Eiffel foi construída em escala 1/10: isso significa que a torre construída por ele é 10 vezes menor que a verdadeira Torre Eiffel. Ou seja, a réplica possui 31 metros de altura, enquanto a Torre Eiffel, 300 metros. A estrutura de 31 metros é sustentada por pilares de 8,5 toneladas, tudo isso comprado pelo próprio Jean. Além do tamanho impressionante da construção, os detalhes da réplica também chamam atenção. O emaranhado de peças e a forma como elas ficaram dispostas na réplica lembram muito o modelo original da torre e capturam o espírito parisiense. Por outro lado, a cor escolhida foi um pouco diferente do tom de marrom acinzentado da Torre Eiffel. Jean e o neto escolheram pintar a réplica de vermelho veneziano, um tom quente de vermelho terroso. A seguir, veja um vídeo mostrando o resultado final da réplica:
Inauguração da réplica atraiu turistas da região
É claro que uma construção desse porte, feita pelas mãos e força de vontade de apenas dois homens, atraiu a atenção de curiosos. Na etapa final da montagem da réplica, o quintal de Jean parecia mais um evento badalado, com fila e tudo para entrar. Empolgados com o fim da obra, moradores da região se reuniram para ver um guindaste erguer os últimos blocos de aço na estrutura. Quando a parte de cima da réplica se encaixou na base da estrutura, os aplausos foram inevitáveis. Apesar do trabalho incansável de Jean na construção da réplica, ele pretende vender a torre para arcar com as despesas que adquiriu com a construção.
Ver 0 Comentários