Se eu lhe perguntar sobre a IA do Google, provavelmente Gemini virá à mente. Ela é o rosto visível, a garota bonita e o foco principal da empresa americana. Mas eu lhe digo que existe uma IA do Google ainda mais útil para tarefas do dia a dia, e que é uma das grandes surpresas do setor. Você saberia do que estou falando?
O silêncio do Notebook LLM
Silenciosamente, e com atualizações graduais e quase sem anúncios ou comunicados de imprensa, o Notebook LLM tornou-se uma das ferramentas de IA mais úteis. O Google o define como "um parceiro de pesquisa e reflexão", uma ferramenta focada principalmente no meio acadêmico. Mas a verdade é que ele vai muito além.
Por que agora?
Essa ferramenta não é nova, mas acaba de ser atualizada com um dos recursos mais solicitados pelos usuários. O Notebook LLM já permitia criar apresentações de slides apenas com o upload de um documento.
O problema? Não permitia a modificação dos slides e não era compatível com o formato PPTX, o padrão para apresentações. A partir de hoje, será possível modificar qualquer slide por meio de um aviso que indica as alterações. Além disso, a ferramenta agora oferece suporte ao PPTX, permitindo exportar apresentações nesse formato e, em breve, também para o Google Slides.
O grande azarão
O Notebook LLM não é apenas um auxiliar para estudantes; é uma das ferramentas de inteligência artificial com o melhor modelo de compreensão e criação de documentos.
- Resumos em áudio
- Resumos em vídeo
- Mapas mentais
- Relatórios
- Flashcards
- Questionários
- Infográficos
- Apresentações
- Tabelas de dados
Uma IA funcional
Assim como os modelos de texto estão começando a mudar o cenário das buscas, o Notebook LM tem o potencial de ser (quase) tudo o que outras IAs almejam:
- Um modelo confiável, sem alucinações ou invenções.
- Uma ferramenta projetada por e para otimizar processos, nada mais.
- Ele não compete para ser o mais criativo, mas sim o mais útil em sua área.
- Ele não navega na web em seu próprio ritmo, apenas trabalha com os arquivos que enviamos.
Destinado a ser algo pequeno... ou não.
O Google trata seu conjunto de IA de forma um pouco diferente dos demais. Por exemplo, o Gemini está integrado aos seus celulares Android, e o Gemini, por sua vez, tem o modelo de texto para imagem Nano Banana integrado. Mas, para extrair o máximo do modelo, é preciso acessar o Google AI Studio.
Algo semelhante poderia acontecer com o Notebook LM: ele poderia ser uma ferramenta mais integrada ao Gemini, mas o Google prefere mantê-lo como um site externo, uma solução específica para usos específicos. Ao contrário dos demais, o Google pode se dar a esse luxo graças ao seu poderio financeiro e ao fato de que seu modelo de negócios não é vender IA, mas sim fazer com que cada vez mais usuários a utilizem.
Imagem | Xataka
Ver 0 Comentários