Isso já aconteceu tantas vezes nos últimos meses que nem surpreende mais. O Steam bateu seu recorde de sessões simultâneas novamente. Essa façanha ocorre apenas três meses depois de a plataforma ter alcançado seu último recorde e confirma uma tendência de crescimento já evidente. Um total de 41.816.052 usuários estavam conectados simultaneamente na tarde de domingo, 4 de janeiro. Destes, 32% (13,4 milhões) tinham pelo menos um jogo aberto. Este último número também representa um recorde para a plataforma.
O sucesso do Steam é muito mais do que apenas um bom dia
Pode-se atribuir o recorde do Steam a um fator sazonal. Afinal, final de ano é a época de dar presentes a quem nós gostamos. No entanto, isso demonstra muito mais um crescimento constante do que qualquer outra coisa. De acordo com os dados do SteamDB, os últimos treze meses foram os melhores treze da história da plataforma em termos de número de usuários.
Uma das chaves para o crescimento do Steam é a expansão da Valve para além dos mercados tradicionais de videogames. Enquanto os consoles lutam para ganhar popularidade em certos países devido à necessidade de hardware dedicado, a plataforma de Gabe Newell pode ser instalada em qualquer computador. Isso facilitou o crescimento contínuo do Steam em um momento em que o modelo tradicional parece ter atingido seu limite. China e Coreia do Sul, por exemplo, representam um número muito grande de usuários do Steam, um nível que Sony, Nintendo e Xbox dificilmente podem alcançar.
Evolução do pico diário de usuários simultâneos no Steam (via SteamDB).
Tudo indica que o Steam continuará a bater recordes ao longo de 2026, embora seja improvável que a Valve mantenha o ritmo de crescimento dos últimos anos. Antes da pandemia, o pico de usuários simultâneos da plataforma foi de 19,1 milhões; menos da metade do que alcançou seis anos depois. Nesse sentido, é lógico esperar que os números aumentem de forma muito mais gradual daqui para frente. A loja não está mais em fase de expansão, mas sim buscando se consolidar definitivamente nos novos mercados que aspira dominar.
Ver 0 Comentários