Apesar dos esforços de empresas como a Valve para tornar suas aplicações seguras e proteger a privacidade e o conteúdo acessado pelos seus usuários legítimos, sempre existe alguma brecha que hackers podem tentar explorar para tomar conta das contas onde registramos nossos jogos.
Recentemente, um usuário do Reddit com o pseudônimo “Influence_X” publicou um relato no r/Steam explicando como um hacker — supostamente russo — tentou se apoderar de uma conta antiga da plataforma, mas que nem o próprio autor do post se lembrava que tinha e que tinha apenas um jogo disponível.
A conta da Steam vinculada ao Hotmail
No post em que o autor relata os fatos, ele mostra a conta que tentou ser roubada ou alterada pelo hacker. Ela tem apenas um título registrado, Dark Messiah of Might & Magic — se aparecem dois ícones, é porque a parte multiplayer do jogo incluía um segundo cliente para acessar esse modo, além do fato de que a instalação foi feita originalmente por meio de mídia física.
Segundo o relato, ele recebeu em seu e-mail do Gmail uma notificação de que alguém estava tentando acessar sua conta da Steam e o sistema enviou o aviso em cirílico — o alfabeto usado nas línguas eslavas, entre elas o russo. Além disso, o alerta indicava que o IP tentando acessar estava localizado no Leste Europeu.

Felizmente, ele não conseguiu alterar a senha da conta, embora, pelo conteúdo dela, seja bem provável que o hacker tenha perdido o interesse. No entanto, o invasor conseguiu obter as credenciais do e-mail original vinculado à conta Steam, um endereço Hotmail. Devido à migração desse serviço da Microsoft para o oferecido pelo Google, não é surpreendente que o usuário tenha deixado essa conta abandonada e até esquecido que ela existia; sua conta “real” está segura, mas ele ficou atento ao fato de alguém ter tentado acessá-la.
Os participantes do tópico também recomendaram que ele troque as senhas tanto da conta atual quanto dos e-mails, por segurança. No entanto, outros ressaltam que contas antigas são alvos preferidos desses e de outros hackers. O usuário “dented-spoiler” destaca essa teoria no tópico, afirmando que contas com mais de 7 a 10 anos de idade são as que mais sofrem tentativas de roubo.
Consequentemente, se sua conta da Steam já ultrapassou esse tempo de atividade, é recomendável que você adote medidas de segurança como estas — mudar a senha ou até adicionar um novo endereço de e-mail para uso ou recuperação — para evitar um episódio desagradável. No caso em questão, era uma conta abandonada, mas a maioria hoje em dia contém muitos mais jogos, créditos da Steam e — no pior dos casos — informações sensíveis sobre métodos de pagamento e dados bancários.
Este texto foi traduzido/adaptado do site 3D Juegos.
Ver 0 Comentários