Algumas histórias são tão incríveis que merecem ser destacadas. É o caso dessa bela relação entre neta e avô que resultou em uma invenção inovadora: uma caneca especial para pessoas com doença de Parkinson. O assunto ganhou as manchetes em 2014 e ainda hoje repercute na internet. Na época, Lily Born, de 11 anos, inspirada por seu avô que sofria de Parkinson, criou uma caneca para ajudá-lo, sem imaginar que sua invenção se tornaria um enorme sucesso, gerando milhões de dólares.
Aos 9 anos, ao perceber que seu avô tinha dificuldade para segurar uma caneca comum e beber nela, derramando líquidos sobre si devido aos tremores provocados pela doença, ela começou a desenvolver a ideia de uma caneca que oferecesse maior estabilidade.
Uma caneca diferente de todas
Muito jovem, Lily criou a primeira versão da caneca Kangaroo, que tinha três pés para evitar derramamentos. Quando o pai de Lily a viu, ficou impressionado e decidiu comercializá-la, lançando uma campanha de financiamento coletivo para colocar a caneca no mercado. Diante do sucesso das primeiras versões do produto, pai e filha ainda melhoraram o design, fabricando-o em cerâmica em vez de plástico. No entanto, ao perceberem que esse material também não era o mais adequado, lançaram um novo modelo, produzido em outro tipo de plástico, com alças mais firmes e pés mais resistentes.

A caneca Kangaroo tornou-se, assim, um produto essencial para aqueles que, como o avô de Lily, precisam de uma ajudinha para levar uma vida mais confortável, como as pessoas com doença de Parkinson.
10 anos depois, o que aconteceu com Lily?
Hoje, aos 21 anos, Lily continua em atividade. Ela é diretora e responsável pelas invenções na Imagiroo, empresa que criou para produzir as canecas. “Adoro os aspectos de design, prototipagem e marketing da empresa e, quando não estou trabalhando na promoção das canecas ou pensando em outras maneiras de simplificar a vida, gosto muito de atuar, cantar e rabiscar”, explicou ela em seu perfil no LinkedIn.
Segundo ela, mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 copos de plástico foram vendidos por meio dos sites de financiamento coletivo Indiegogo e Kickstarter. “Agora, lançamos uma nova versão do copo de plástico inquebrável, que será útil não apenas para pessoas com problemas de mobilidade, mas também para crianças e adultos que simplesmente querem um copo melhor”, acrescentou.
Como funcionam as canecas?
As canecas continuam à venda no site oficial da Imagiroo, empresa criada por Lily, e fazem muito sucesso. Vários modelos estão disponíveis, com designs inovadores que evitam que os líquidos se espalhem. O funcionamento dessas canecas é o seguinte: a Kangaroo Cup possui três pés integrados na base. Esses pés garantem uma base mais larga e estável, reduzindo assim o risco de a caneca tombar facilmente. Mesmo que as mãos do usuário tremam, a caneca permanece firmemente apoiada na superfície.
Além disso, o design é feito para manter o centro de gravidade baixo, o que aumenta a estabilidade e torna o copo mais difícil de tombar ou derramar o líquido. E não para por aí: as grandes alças ergonômicas permitem uma pegada mais firme e segura. Assim, fica mais fácil manipular o copo, mesmo para pessoas com controle motor limitado. Essas características combinadas fazem do copo Kangaroo uma solução prática e eficaz para pessoas com doença de Parkinson, permitindo que bebam de forma mais autônoma e com menor risco de derramamento.
Este texto foi traduzido/adaptado do site JV Tech.
Ver 0 Comentários