O hype do Labubu continua a dominar as redes sociais. Os pequenos monstros de pelúcia de plástico são frequentemente classificados como "brinquedos infantis". No entanto, o fabricante não acha que esse público deveria estar participando dessa onda.
Labubus estão disponíveis apenas a partir de 15
Os bonecos da série "The Monsters", da fabricante chinesa de brinquedos Pop Mart, têm sido uma das maiores tendências nas redes sociais dos últimos anos. Vídeos das famosas caixas surpresa sendo abertas alcançam inúmeros espectadores todos os dias.
A popularidade e a demanda são tão grandes que os Labubus estão quase sempre esgotados. Há também muitas ofertas online onde caixas e monstros são oferecidos a preços de varejo significativamente mais altos.
É claro que também há muitas pessoas que não conseguem entender o alvoroço em torno de um "brinquedo infantil". De acordo com a Pop Mart, no entanto, os bonecos não são um produto para crianças.
No site oficial, em "Informações" e "Idade", a classificação é "15+". No entanto, o fabricante não explica como essa classificação foi obtida. No Brasil, encontramos algumas lojas com indicação para crianças acima de 14 anos.
Provavelmente é isso que está por trás disso
Como não há informações oficiais, é difícil entender por que essas informações são fornecidas. Além disso, a idade não é vinculativa e não é verificada. Portanto, é apenas uma recomendação.
Uma possibilidade óbvia é que a classificação vise evitar alegações de que caixas-surpresa induzem crianças a gastar dinheiro. O assunto é bastante delicado e jogos de azar são vistos de forma muito diferente em muitos países, embora caixas-surpresa não sejam claramente classificadas como jogos de azar.
No entanto, certamente é possível argumentar nessa direção, afinal, pelo menos parte do hype é alimentado pela excitação que só surge porque não está claro qual figura está incluída na caixa.
Uma discussão semelhante vem ocorrendo há anos sobre loot boxes e mecânicas semelhantes em videogames. Enquanto a série FIFA, por exemplo, teve uma classificação USK (classificação etária alemã de jogos e filmes) de "0+ (livre)" até 2023, EA Sports FC 24 e 25 têm classificação "12+", exatamente por terem adotado as dinâmicas de loot boxes. A Câmara dos Deputados brasileira está avaliando o projeto de lei 2.628, de 2022, justamente para regulamentar os jogos com loot box. O projeto do Senador Alexandre Vieira (PSDB - SE) sugere que todos os jogos com caixas surpresas passem a ter classificação 18 anos.
Na Alemanha, a Organização Voluntária de Monitoramento de Entretenimento citou "pressão para agir" e "incentivos de compra maiores" devido a elementos de monetização. É claro que as coisas ainda não chegaram a esse ponto no caso da Labubu, e o produto físico também torna a situação diferente, mas a recomendação de idade do fabricante pode ser uma possível antecipação.
No Brasil, a jogos de azar online ainda não tem nenhum tipo de regulamentação. Eles têm classificação etária de 18 anos, mas adolescentes menores de idade acabam sendo alvos de posts propagandas nas redes sociais por meio de influenciadores. Em junho de 2025, a CPI das Bets rejeitou o relatório feito pela senadora Soraya Thronicke que acusava 16 influenciadores de indiciamento e propunha 20 projetos de leis para regular o mercado das apostas online.
Ver 0 Comentários