Homem nos EUA resolve construir pista de kart no quintal de casa, mas encontra um problema: os vizinhos

Ele tinha o dinheiro e o terreno, mas não seguiu os processos corretos. Agora, os vizinhos e o condado estão contra ele

Pista de kart vira alvo de disputa entre vizinhos / Imagem: Change.org
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1025 publicaciones de Victor Bianchin

Imagine que seu filho adora dirigir e quer se tornar piloto profissional, que você mora em uma casa com um terreno enorme e tem dinheiro suficiente para construir um circuito no quintal dessa casa. É o sonho de qualquer amante de carros, e alguém o realizou na cidade de Highland, em Maryland, nos Estados Unidos.

Pense bem: com uma pista de corrida na sua própria casa, você não perde tempo viajando de um circuito a outro e seu filho pode treinar quando quiser e o quanto quiser. Só vantagens. Assim, no final de 2023, a pista já estava pronta, sob um custo de cerca de 100 mil dólares bancado pelo proprietário. Mas o dono da casa não considerou um detalhe: os vizinhos.

“A pista deve ser completamente removida”

Problemas de vizinhança existem em todo lugar e por todo tipo de motivo. No entanto, que a causa do conflito entre vizinhos seja uma pista de kart não é algo tão comum.

Segundo o site The Drive, as pessoas que moram perto da casa onde está o circuito de kart se revoltaram porque temem que essa pista traga muitos problemas — desde o barulho dos karts, que perturbaria a tranquilidade de uma zona rural muito pacata, até a movimentação de pessoas indo e vindo para correr nesse circuito caseiro.

Os vizinhos se mobilizaram para derrubar a pista e estão tentando de todas as formas. Primeiro, conversaram com as autoridades do condado de Howard, mas não obtiveram resposta e, enquanto isso, o dono da casa asfaltou a pista.

Mais tarde, o condado emitiu uma ordem de paralisação das obras, mas o circuito já estava construído naquele momento. Por isso, foi emitida uma ordem de proibição de uso do traçado alegando dois motivos: “A construção de uma pista de corrida que não é acessória a um uso permitido em uma propriedade com zoneamento residencial rural; e alteração/preenchimento de áreas úmidas e da zona de amortecimento do riacho em uma propriedade com zoneamento residencial rural”.

No dia 30 de julho, foi realizada uma reunião de vizinhos para tratar dessa questão. Mais de 80 moradores de Highland compareceram, todos contrários ao circuito, mas o proprietário da casa (e da pista) não esteve presente — em seu lugar foram seu advogado e um engenheiro civil, aparentemente o mesmo que projetou a pista.

O objetivo dessas duas pessoas, cientes de que a pista foi impopular desde o primeiro dia, era amenizar os ânimos e convencer os vizinhos a permitirem que o proprietário usasse o circuito. Para isso, impuseram algumas condições: disseram que nem todos poderiam correr ali, apenas o filho do dono e dois amigos, sempre com karts elétricos e dentro de um horário determinado.

Isso não foi suficiente para convencer ninguém. Na reunião, os vizinhos alegaram, entre outras coisas, que “o proprietário não seguiu o processo adequado do condado nem obteve as aprovações necessárias para construir a pista de corrida”. Também afirmaram que “estão dispostos a impor restrições ao uso condicional, incluindo limitar os dias e horários em que a pista poderia ser usada, o tipo de veículo permitido (ou seja, somente karts elétricos) e os usuários autorizados na pista”.

Os vizinhos se recusam a aceitar qualquer atividade na pista e até criaram uma petição no Change.org para dar visibilidade ao problema, arrecadar assinaturas e pressionar pela demolição do circuito. Eles dizem que “o proprietário da propriedade não realizou nenhum estudo ambiental ou de saúde antes de construir a pista de corrida. A pista está a menos de 30 metros das propriedades vizinhas e afeta negativamente a vida selvagem, incluindo áreas úmidas localizadas a menos de 8 metros da pista”.

Pista Imagem: Change.org

Além disso, os vizinhos dizem que, como o proprietário da casa com a pista não pediu permissão antes de construí-la, eles não confiam nele nem em sua promessa de que somente seu filho e dois amigos usarão o circuito. E acrescentam que “os moradores não querem a responsabilidade extra de supervisionar um vizinho”.

Mas as alegações vão além: afirmam que “os moradores vizinhos também estão preocupados que, caso seja concedido o uso da pista, essa autorização condicional possa facilitar que o proprietário da propriedade instale também um heliponto”.

Tudo isso está registrado na petição do Change.org, que termina de forma muito clara: “Esta petição serve como documento para expressar o desacordo com qualquer uso condicional que seja concedido. Esta petição também serve como documento para expressar que a pista de corrida deve ser completamente removida”.

O site The Drive tentou contato com o dono da casa para ouvir sua versão sobre o assunto, mas ele se recusou a dar declarações para o veículo. Enquanto isso, a pista continua causando polêmica nos grupos de Facebook dos vizinhos.

Imagem: West Howard Living, Facebook

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.

Inicio