A tendência de restaurante que divide opiniões: 90% da Geração Z ama, mas o motivo surpreende

Mais de 90% dos jovens da Geração Z revelaram a plataforma Resy que gostam de dividir mesas comunitárias em restaurantes

Jovens comendo na mesa. Créditos: Drazen Zigic/GettyImages
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

283 publicaciones de Laura Vieira

Ir ao restaurante para conversar com amigos, encontrar um date ou simplesmente comer sozinho sempre foi a norma, mas esse hábito parece estar mudando entre os jovens. Segundo dados da plataforma de reservas Resy, divulgados pelo Business Insider, 90% dos clientes da Geração Z afirmam gostar de mesas compartilhadas, proporção bem superior aos 60% observados entre os baby boomers. Para muitos estabelecimentos, a preferência desse público por experiências em grupo começa a redefinir a forma como os restaurantes organizam o espaço e o atendimento.

Mesas comunitárias estimulam novas conexões sociais

Embora para muitas gerações comer ao lado de desconhecidos pareça algo desconfortável, os dados demonstram que a Geração Z vê essas mesas compartilhadas como uma oportunidade de ampliar o convívio social. Para os restaurantes, as mesas compartilhadas também representam um formato que favorece conversas espontâneas, troca de experiências gastronômicas e até novos relacionamentos (um em cada sete entrevistados pela Resy afirmou ter iniciado um encontro a partir de um jantar comunitário). A Resy, uma plataforma que gerencia reservas e otimiza a operação de restaurantes, revelou que esse interesse é um comportamento característico da Geração Z: a busca por interação social offline em um momento marcado pela hiperconexão digital. 

Tendência cresce entre jovens que buscam socialização fora do ambiente digital

Buscar socializar fora das telinhas do celular e do computador segue a mesma lógica que dos clubes de corrida, grupos de trilha e eventos presenciais entre jovens: o desejo de construir vínculos sociais e interações offline. Em um cenário onde basicamente metade da Geração Z afirma se sentir sozinha, às refeições coletivas surgem como uma alternativa para quem busca pertencer a algum grupo, mesmo que temporariamente. Mesmo que o formato divida opiniões, a indústria gastronômica já está de olho nessa nova formatação. Restaurantes adeptos da Resy afirmam que o modelo das mesas comunitárias ajuda a otimizar o espaço e criar experiências. 

Inicio