A boa notícia é que existe um atalho para comer nutrientes de forma rápida e saudável; a má notícia é que é repolho fermentado.

Os metabólitos resultantes da fermentação representam uma fonte adicional de nutrientes

O repolho fermentado possui muitos macrobióticos | Imagem: Jana Ohajdova
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

Os alemães chamam de chucrute e os franceses chamam de choucroute . Trata-se de repolho fermentado, uma preparação típica em vários países europeus, onde é usado como acompanhamento de pratos de vários tipos.

Uma preparação benéfica

Há muito tempo temos evidências de que essa preparação tradicional pode proporcionar benefícios significativos à saúde. Agora, um novo estudo realizado por dois pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, encontrou mais evidências de que o chucrute pode ajudar nossa saúde por meio da digestão.

De acordo com o estudo, o repolho fermentado pode ajudar a manter a integridade das nossas células intestinais. A boa notícia é que esse efeito benéfico foi observado tanto no chucrute caseiro quanto no comprado em loja.

“Não importa, em certo sentido, se fazemos chucrute em casa ou o compramos na loja; ambos os tipos de chucrute parecem proteger a função intestinal”, explicou Maria Marco, coautora do estudo, em um comunicado à imprensa.

Três elementos

A equipe comparou três elementos relacionados ao chucrute e seu processo de fermentação: o vegetal “cru”, a salmoura extraída do produto fermentado e o próprio produto, o chucrute . Os esforços da equipe se concentraram no estudo dos metabólitos presentes neste alimento.

Metabólitos são compostos produzidos pela decomposição biológica de alimentos e seus compostos. Quando um alimento passa pela fermentação, as mudanças químicas que ocorrem podem ser significativas, alterando seu sabor e aroma, bem como seu valor nutricional.

Mudanças nutricionais

Análises químicas conduzidas pela equipe mostraram mudanças no perfil nutricional do repolho após a fermentação. Eles encontraram metabólitos benéficos, incluindo ácido lático e aminoácidos, mas também observaram, por exemplo, uma menor ingestão de carboidratos.

Alguns dos metabólitos encontrados eram idênticos aos gerados pelo microbioma intestinal. As mudanças encontradas, destaca a equipe, podem explicar os benefícios digestivos frequentemente atribuídos aos produtos fermentados.

Detalhes do estudo foram publicados em um artigo no periódico Applied and Environmental Microbiology.

Mais do que probióticos

O estudo de laboratório é mais uma evidência de que o repolho fermentado é um alimento saudável que pode ser incluído em uma dieta equilibrada e variada. Alimentos fermentados não apenas fornecem nutrientes metabolizados pelos microrganismos responsáveis ​​pela fermentação, mas também podem nos fornecer bactérias benéficas que realizam processos semelhantes em nosso sistema digestivo.


Inicio