O universo na palma da mão: pesquisadores criam nova ferramenta que permite simular como é o espaço em apenas algumas horas

O Effort.jl consegue simular a estrutura do universo

Getty Images/DBenitostock
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

60 publicaciones de Bárbara Castro

Pesquisadores da Universidade de Waterloo desenvolveram uma poderosa ferramenta que pode simular o universo em apenas algumas horas. A inovação é mais um passo para entender o cosmos e seus mistérios de um jeito mais rápido e eficiente em comparação com tecnologias anteriores que poderiam demorar dias para processarem informações. 

Quem lidera o estudo é Dr. Marco Bonici, pesquisador de pós-doutorado no Centro de Astrofísica de Waterloo, na Universidade de Waterloo, que com uma equipe internacional criou o Effort.jl, abreviação de "EFfective Field theORy surrogate".

A ferramenta utiliza técnicas numéricas avançadas e métodos inteligentes de pré-processamento de dados, mantendo a precisão exigida em cosmologia. A equipe a projetou como um poderoso emulador da Teoria de Campo Efetiva da Estrutura em Grande Escala (EFTofLSS).

O Effort.jl veio por meio de uma necessidade de melhorar o processamento de dados durante uma pesquisa, que poderia durar dias em determinados computadores. Agora, isso é feito em uma questão de horas. 

Getty Images/Javier Zayas Photography

"Usando o Effort.jl, podemos analisar conjuntos de dados complexos em modelos como o EFTofLSS, que antes exigiam muito tempo e poder computacional", explicou Bonici. "Com projetos como o DESI e o Euclid expandindo nosso conhecimento do universo e criando conjuntos de dados astronômicos ainda maiores para explorar, o Effort.jl permite que os pesquisadores analisem dados de forma mais rápida, barata e repetida, fazendo pequenas alterações com base em nuances nos dados."

A ferramenta, lembra Bonici, não substitui o conhecimento humano, mas sim é apenas uma ajuda para elaborar e resolver questões mais rapidamente. 

Capa da matéria: Getty Images/DBenitostock

Inicio