Open space e quatro dias por semana: o CEO de IA da Microsoft quer todo mundo no escritório, não no home office

Essa exigência é maior do que em outros departamentos da empresa. Internautas não estão poupando críticas a ele

Microsoft / Imagem: GRY-Online
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1378 publicaciones de Victor Bianchin

O CEO de IA da Microsoft é Mustafa Suleyman, que acredita fortemente na eficácia do trabalho presencial e nos vínculos que surgem entre os funcionários quando trabalham juntos fisicamente. Por isso, ele exige presença muito mais frequente no escritório em comparação com outros departamentos da Microsoft. Sua opinião não é bem recebida pelos internautas, que consideram sua postura contraproducente.

Segundo a própria Microsoft, o padrão geral será de 3 dias por semana no escritório a partir de fevereiro de 2026. Porém, como informa o Business Insider, Mustafa Suleyman exige de sua equipe uma presença no escritório de quatro dias presenciais. Caso alguém precise de mais flexibilidade, isso precisa primeiro ser aprovado por uma pessoa que responde diretamente ao CEO. Na visão de Suleyman, isso melhora o funcionamento da empresa:

“Isso é muito melhor para a colaboração. Todos se veem, você sente o burburinho, a intensidade do lugar inteiro. Isso cria uma colaboração informal melhor. É definitivamente melhor.”

As soluções de Suleyman são tão radicais que os funcionários nem sentam em estações parcialmente fechadas e padrão — em vez disso, têm mesas abertas colocadas muito próximas umas das outras, o que supostamente cria esse ambiente movimentado mencionado.

Esse tipo de abordagem à organização do trabalho e ao ambiente é, segundo os internautas, o oposto do que cria uma boa colaboração. Além das duras críticas dizendo que Suleyman deveria ele mesmo sentar no meio do seu “open space”, surgiram argumentos explicando por que o trabalho no escritório muitas vezes não faz sentido:

“Esse burburinho que você ouve é de 30 pessoas participando de 7 teleconferências diferentes, porque não há salas de reunião ou cabines telefônicas suficientes. Seria ótimo ter pelo menos dois minutos de trabalho ininterrupto antes que alguém ao redor te use como o Google, só porque consegue te ver.” — wheresthe1up
“Permitam-me traduzir: “Queremos que a IA observe vocês por câmeras escondidas.” — doalittletapdance 
“Se você sugere trabalho em condições com mesas abertas, isso mostra que você nunca trabalhou na área de STEM.” — imaginary_num6er
“Quando eu trabalhava na Microsoft, todos tinham seu próprio escritório. Alguns de nós tinham que compartilhá-lo, mas pelo menos podíamos fechar a porta. Também trabalhei em open space e foi um pesadelo. Zero privacidade, barulho constante e distrações. A diretoria gosta disso porque tem mais controle.” — FaerieQuene

A Microsoft vem trazendo seus funcionários de volta aos escritórios, algo anunciado já há algum tempo. No entanto, as regras gerais oferecem mais flexibilidade do que exige Mustafa Suleyman. Veremos se os métodos do CEO funcionam quando observarmos o andamento do desenvolvimento de IA dentro da Microsoft.

Este texto foi traduzido/adaptado do site GRY-Online.

Inicio