Nos últimos meses, tem havido uma tendência de empresas abandonarem o trabalho remoto em favor do retorno aos escritórios. Isso se aplica não apenas a pequenas empresas, mas também a grandes corporações como a Microsoft. Não é surpresa que aplicativos que facilitam esse tipo de trabalho estejam se adaptando ao espírito da época. O Microsoft Teams receberá uma grande atualização projetada para facilitar o monitoramento da presença física de um funcionário no escritório.
O Microsoft Teams verificará se você está no escritório
Em um comunicado à imprensa, a Microsoft afirmou que as mudanças "facilitarão a colaboração e a comunicação". Um exemplo é a situação em que se deseja verificar se alguém está no escritório ou trabalhando em casa. O monitoramento será feito via Wi-Fi, mas, importante ressaltar, será um recurso opcional. A organização terá que decidir se o habilita ou não, e os usuários precisarão dar seu consentimento. A implementação do novo recurso está prevista para o final de 2025.
No entanto, essa abordagem tem recebido críticas consideráveis online. Alguns internautas a veem como mais um elemento de controle do empregador sobre os funcionários. Há preocupações de que a relutância em ser monitorado possa resultar em demissão. Também não faltam comentários tranquilizadores elogiando esse tipo de solução.
Em seus comentários, enfatizam que esse tipo de solução de rede não é novidade, nem mesmo para o software da Microsoft. Ressaltam, ainda, a importância do uso "voluntário" e da plena conscientização dos funcionários sobre o lançamento do recurso. Mais importante ainda, essa opção apenas simplificará o trabalho e melhorará a comunicação dentro das empresas que utilizam o Teams.
Imagem de capa | Unsplash/Mika Baumeister
Ver 0 Comentários