O botão que faltava no seu WhatsApp: como ativar a nova privacidade avançada e blindar suas conversas

Funcionalidade permite que informações não sejam repassadas para fora do aplicativo, garantindo maior segurança

Tela de celular mostrando aplicativo WhatsApp. créditos: banco de imagem
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

139 publicaciones de Laura Vieira

O WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizadas pelos brasileiros para comunicação por mensagens de texto e áudio.  Só no Brasil, estima-se que cerca de 147 milhões de pessoas utilizam o aplicativo para se comunicar, segundo dados do Statista. Para garantir que essas trocas sejam cada vez mais seguras, a plataforma vem incluindo funções voltadas à proteção de dados. A mais recente é a “privacidade avançada do chat”, um recurso que amplia o controle do usuário sobre o que é compartilhado em conversas individuais e em grupos.

O que é a privacidade avançada do chat?

Mas afinal, o que é a privacidade avançada do chat? De maneira geral, a nova função foi pensada para oferecer mais segurança aos usuários dentro do aplicativo. Essa funcionalidade permite que mensagens trocadas entre os usuários, tanto individualmente quanto em grupos, não sejam repassadas para plataformas fora do aplicativo. A ideia é dar ao usuário mais autonomia para decidir como seu conteúdo pode ser usado, garantindo maior privacidade e reduzindo riscos de exposição.

Por que devo ativar essa nova funcionalidade?

Ao ativar a privacidade avançada no WhatsApp, o usuário impede que outros participantes exportem o histórico do chat, façam download automático de mídias em seus aparelhos ou utilizem as mensagens em ferramentas de inteligência artificial. Dessa forma, o conteúdo enviado fica restrito a conversa, trazendo maior confiança para aqueles que utilizam a plataforma.

Em comunicado oficial, o WhatsApp explicou que o recurso deve ser especialmente útil em grupos em que os membros não se conhecem bem, mas precisam tratar de assuntos delicados.

“Acreditamos que essa configuração será especialmente útil para grupos em que talvez você não conheça todos os membros, mas ainda discute temas sensíveis, como conversas sobre questões de saúde em grupos de ajuda ou discussões para mobilizar sua comunidade para ações importantes.”

Privacidade avançada do chat: confira o passo a passo para ativar a função

Para ativar essa nova funcionalidade é bem simples. Basta abrir a conversa desejada, tocar no nome do contato ou do grupo, e selecionar a opção “Privacidade avançada do chat”. A ferramenta, que já está disponível na versão mais recente do aplicativo, é apenas a primeira etapa, já que novas atualizações estão em desenvolvimento para incluir ainda mais camadas de proteção.

Como proteger o WhatsApp de outras formas?

Além da privacidade avançada, o WhatsApp já conta com outras funcionalidades que ajudam a proteger os dados pessoais do usuário. Confira quais são elas:

  • Criptografia de ponta a ponta: padrão em todas as conversas, essa tecnologia garante que só o remetente e o destinatário tenha acesso ao conteúdo;
  • Bloqueio de chats: permite proteger conversas específicas com senha, biometria ou reconhecimento facial;
  • Verificação em duas etapas: adiciona um PIN extra para impedir acessos indevidos à conta;
  • Mensagens temporárias: essa função permite a exclusão automática do conteúdo após 24 horas, 7 dias ou 90 dias.
  • Controle de informações pessoais: possibilita decidir quem pode ver a foto de perfil, status, horário da última conexão e confirmações de leitura;
  • Bloquear e denunciar contatos: ferramenta rápida para evitar novas tentativas de interação indesejada.
Inicio