A novidade do Gemini é de cair o queixo: a IA agora pode transformar completamente suas fotos — e de forma gratuita

É possível criar imagens, editá-las ou fundir várias fotos para criar uma nova

IA do Gemini para editar fotos / Imagem: Xataka Espanha
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1101 publicaciones de Victor Bianchin

Relato original de Eduardo Marín, do Xataka Espanha

O Google acaba de atualizar o Gemini e agora sua inteligência artificial pode transformar imagens com muito detalhe e, sobretudo, realismo. A ferramenta pode modificar nossas próprias fotos. Tirou uma foto na Torre Eiffel de dia, mas preferia que tivesse sido à noite? Peça ao Gemini para transformar a cena e ele fará isso.

Estive testando as novas capacidades de geração de imagens do Gemini e fiquei surpreso. Podemos criar novas imagens a partir de prompts de texto ou modificar completamente nossas fotos, além de fazer edições profissionais em pouquíssimos passos — e de forma gratuita. Isso é o que você precisa saber.

Agora o Gemini pode criar (e editar) imagens de forma impressionante

Gemini

O Google atualizou o Gemini com o novo modelo batizado de “Nano banana”. Uma de suas características é poder editar e transformar uma foto ou imagem que fornecemos, mantendo o aspecto original de seu protagonista, se assim pedirmos. Por exemplo, se tiramos uma foto em grupo e pedimos que a IA adicione o Superman à imagem, é exatamente isso que ela fará, inserindo o personagem como se fosse parte da foto original, sem prejudicar a aparência das pessoas reais.

Podemos ir ainda mais longe e fornecer a imagem de uma peça de roupa, como uma camiseta ou óculos de sol, junto com a foto de uma pessoa, e dizer: coloque esses óculos nela. E o Gemini fará isso, adaptando a peça ao corpo da pessoa para que pareça real. É surpreendente.

Em meus primeiros testes, como se pode ver na imagem acima destas linhas, pedi que ele fizesse uma mudança de cena: depois de carregar uma foto que tirei à noite, pedi que a transformasse em dia e ainda desse folhas de cerejeira japonesa (ou sakura) à árvore da foto. O resultado é mais do que satisfatório.

Gemini

Em outro teste, simplesmente peguei uma foto da minha galeria e pedi que acrescentasse os Beatles à imagem e me desse uma guitarra. O prompt que usei foi: “Faça com que esta pessoa esteja acompanhada dos Beatles, todos posando para a mesma foto. E que a pessoa da foto tenha uma guitarra nas mãos”. Chamou minha atenção o fato de que ele escolheu usar os Beatles em seus primórdios, quando vestiam terno em suas apresentações.

Por último, quis fazer algo mais radical: pedi que transformasse completamente a cena — “faça um close-up em estilo retrato do protagonista. Troque sua roupa por uma camisa xadrez e que o cenário de fundo seja uma rua de Tóquio, com luzes de néon características da cidade”.

Gemini Esta imagem foi criada a partir da mesma foto que usei para a montagem com os Beatles

Claramente, a IA não apenas entendeu o que eu pedia, como também me surpreendeu com o resultado. O fundo desfocado, os letreiros de néon com nomes em japonês, as pessoas andando e as luzes dos carros. Já disse que é impressionante? É mesmo. Minha única reclamação é que ele modificou um pouco meu rosto ao fazer o close-up — não sou eu exatamente, mas está muito próximo de ser. Com outra foto original em que eu esteja mais perto da câmera, o resultado deve ser melhor.

Como usar esta ferramenta do Gemini?

Usar as novas capacidades de edição e criação de imagens é muito fácil: basta abrir o app do Gemini no celular, carregar uma foto que desejamos editar ou usar como base para a edição, e escrever em um prompt de texto o que queremos. Além de gerar imagens e editar ou transformar fotos, também podemos pedir que ele copie o estilo (cores, iluminação etc.) de uma imagem e o aplique a outra.

Essa ferramenta está disponível gratuitamente para todos os usuários do Gemini, mesmo para quem não paga uma assinatura do Google AI Pro ou Ultra. No entanto, os usuários gratuitos terão limites na quantidade de imagens que podem gerar por dia. A atualização do Gemini já está disponível para todos os usuários, o que significa que você já pode começar a usar essa função.

Imagem: Xataka

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio