Um dos inconvenientes que muitas pessoas encontram nos carros elétricos e híbridos plug-in é que não têm onde carregá-los. Sem um carregador em casa ou no trabalho (ou sem espaço na garagem para instalá-lo), preocupa-se que a infraestrutura de carregamento não seja grande o suficiente para que todos possam carregar seus veículos na rua.
É um problema real que não poderia ser resolvido apenas com a instalação de estações de carregamento; seria necessário ter uma estação com vários carregadores em cada rua das cidades e vilarejos para que todos pudessem carregar ali.
Como os cabos de aspiradores, mas nos postes de iluminação
O que faria mais sentido seria colocar um carregador em cada poste de iluminação para aproveitar as vagas de estacionamento que já existem em todos os municípios. Dessa forma, mesmo que a potência de carga não fosse muito alta, aqueles que deixam o carro na rua por não terem vaga de garagem poderiam usá-lo para carregar. Também se aproveitaria a infraestrutura elétrica já existente.
Não é uma ideia nova; na verdade, vem sendo aplicada em vários lugares há anos (às vezes de forma ilegal). Mas, em todos eles, surgia o mesmo problema: os vândalos. Em alguns locais, ao vandalismo soma-se outro problema crescente: o roubo de cobre. Seja por culpa dos vândalos ou dos ladrões de cobre, muitos carregadores públicos ficam inutilizáveis.

Isso é ruim para os usuários, que não conseguem carregar seus veículos, e ruim para os operadores, que perdem dinheiro com recargas não realizadas e com a manutenção necessária para que os carregadores voltem a funcionar.
Pois bem, uma empresa encontrou uma forma de resolver esse problema e ter carregadores nos postes de iluminação à prova de vândalos e ladrões de cobre: instalar os carregadores a três metros de altura. A companhia é a Voltpost e este novo modelo de carregador, que acaba de ser apresentado e instalado em caráter experimental em Brooklyn, Nova York, EUA, chama-se Voltpost Air.
A Voltpost comercializa há algum tempo carregadores para postes de iluminação. São módulos bastante compactos, fáceis e rápidos de instalar, ocupam pouco espaço e praticamente não alteram o design dos postes, ou seja, se integram bem ao ambiente urbano. Podem ser montados em postes de metal ou de madeira. Existem vários modelos disponíveis e o carregador pode ser individual ou duplo, permitindo que um único poste forneça dois pontos de carga.

A potência máxima de carga é de 9,6 kW por ponto. É uma carga lenta, mas os carros que ficam estacionados na rua passam a maior parte do dia parados, portanto, essa potência é mais do que suficiente.
Quando o usuário ativa a carga por meio de um aplicativo no celular, uma tampa se abre para liberar o cabo retrátil, que desce. Quando o carregamento termina, o cabo se recolhe, ficando guardado a três metros de altura. Isso não garante proteção total contra vândalos e ladrões de cobre, mas torna a ação muito mais difícil em comparação aos carregadores instalados ao nível da rua.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários