O Salão de São Paulo voltou depois de sete anos de hiato e com muitas novidades — e a melhor parte é que o público pode não só ver, mas também entrar e experimentar (e em alguns casos, até mesmo fazer test drive) em boa parte delas. Para você já ter um guia quando visitar o evento, temos boas dicas do que você não deve perder.
Um dos lançamentos que mais agradou o público com certeza foi o Honda Prelude e ele está no estande da montadora japonesa, para que os visitantes possam ver e se apaixonar pela máquina. Claro, ele não está lá sozinho e você também pode ver outros carros, como o Civic Type R. Ainda na Honda é possível ver um carro da Red Bull de Fórmula 1 pendurado na parede, dando destaque ao piloto Max Verstappen.
O Honda Prelude
A Caoa Cherry é uma das que mostra a tecnologia para todos, já que além dos carros você também pode ver uma plataforma aberta da montadora. Assim fica fácil entender um pouco mais a tecnologia que não vemos todos os dias. Outras que exibem algo parecido com isso são a GWM e a Omoda Jaecoo.
Robôs!
Já no estande da BYD, além dos carros tradicionais da empresa, há o destaque para o Sealion 7 — e também para robôs que ficam andando pelo estande. No entanto, a BYD não é a única fabricante a ter robôs andando pela feira e mais legal do que vê-los, é procurar a pessoa próxima dele com o controle remoto escondido. Em frente da chinesa, está o maior lançamento dela: o estande da Denza, com os veículos que são novidades em nosso mercado.
Ferrari no Dream Lounge
O Dream Lounge, que requer entrada VIP, é onde os amantes da velocidade vão. Temos Ford GT, Lamborghinis e, claro, Ferrari. Não é possível entrar nos supercarros, mas você pode ver bem de pertinho pelo menos. Perto de lá, para a surpresa de alguns, existe um grande espaço reservado para motos de diversas fabricantes e também um espaço separado para as carismáticas Vespas — mas sem o modelo elétrico que existe na Europa. De acordo com o representante da Piaggio, os valores da importação a deixariam inviável por aqui.
Alguém construiu uma máquina do tempo em um DeLorean!
Voltando mais para o meio do Salão, há uma grande área do Dream Car São Roque, o museu de carros que existe no interior de São Paulo. Além de máquinas raras como o Plymouth Road Runner, um Bat-móvel vindo direto dos filmes do Batman dirigidos por Tim Burton e um DMC-12, o famoso DeLorean de De Volta Para o Futuro, esperam os visitantes.
Ponto de encontro Ame
A Citroen pendurou dois Ame, o carrinho da marca, para fazer um verdadeiro ponto de encontro no evento. Além disso, no estande francês também é possível conhecer o belo C5 Aircross — que ainda não está confirmado para o mercado brasileiro, mas que deve conquistar muitos corações durante essa semana.
O C5 Aircross é totalmente elétrico
Já na marca co-irmã, a Peugeot, você pode conhecer o 3008 GT, que está na mesma situação do C5. Além disso, o conceito Inception, modelo bastante futurista, também está no estande. Não é possível dirigir a máquina, mas há um simulador para sentir como é o volante do carro que parece ter vindo diretamente de uma obra de ficção científica.
Interior do Inception é coisa de outro mundo
A GAC colocou o Hyptec HT, com portas que abrem como asa de gaivota, e o Hyptec SSR, um esportivo futurista, para chamar a atenção dos visitantes. Mas se isso não for o bastante, o estande conta com um Air Cab, que basicamente é um drone gigantesco que promete ser o futuro da mobilidade urbana.
Um super carro de portas abertas e um drone táxi ao fundo
A novidade da Caoa, a Changan, chegou imponente com seus veículos futuristas. O meu destaque vai para o Avatr 12, um carro elétrico que não tem retrovisores e nem mesmo vidro traseiro, você vê tudo isso por câmeras. Por dentro, um visual que vai te fazer pensar ser um personagem de Cyberpunk 2077.
Esse não é o Avatar do James Cameron, mas parece ficção científica
Outra estreante no Brasil, a MG, colocou seu speedster elétrico, o Cyberster, para que os visitantes tenham o prazer de entrar na cabine, abrir e fechar as portas tesoura e também a capota do carro esportivo. Além disso, também temos os diferentes modelos e versões dos carros mais tradicionais que começarão a ser vendidos por aqui.
Esportivo completamente elétrico
O estande da Fiat vai do tradicional ao futurista. É possível ver o Fastback híbrido, a versão esportiva Abarth e um modelo da picape Strada que não existe para vender, mas não é tão diferente do que já existe no mercado. Mas, para chamar a atenção do público, temos um 600 E Abarth, numa das cores mais bonitas de todos os carros no evento. Há também o conceito Dolce Camper, que pode ser um estudo visual do que veremos nos futuros carros da marca por aqui. Por fim, há uma ativação do Pulse Abarth com Stranger Things. O próprio Demogorgon está no estande e, fazendo a ativação, você pode ganhar brindes da série da Netflix.
Será que as próximas Toro e Strada vão parecer com a Dolce Camper?
600 E Abarth com a cor mais bonita do salão
A Leapmotors, estreante da Stellantis por aqui, tem um estande com seus SUVs elétricos em suas diferentes versões e uma ativação para você ganhar brindes da marca após gravar e publicar um vídeo dentro de um carro da marca. O luxuoso C16, inclusive, está no estande para que os visitantes possam conhecer todo o seu interior. A Leapmotors também tem uma plataforma desmontada para mostrar para o público como sua tecnologia “ultra-híbirda” funciona.
Passageiros viajam na primeira classe com o C16
Por fim, Jeep tem um caso inusitado: o estande exibe a Gladiator Convoy, picape conceito ainda mais aventureira do que sua versão comum e o Recon, o Jeep elétrico que acabou de ser apresentado nos Estados Unidos. Os dois não devem ser lançados por aqui — ou podem, num futuro não tão próximo — mas você pode entrar e ver todos os detalhes do Recon apenas. Não é possível entrar na picape. Da mesma forma, não é possível entrar no Avenger, que é o Jeep que chegou quebrando tudo na coletiva e já está confirmado para chegar ao Brasil no ano que vem. Para ver o interior dele, vamos ter que esperar. Pelo menos o exterior é bem bonito e chama a atenção.
Isso é o mais próximo que podemos chegar do próximo lançamento da Jeep no Brasil
Em outros estandes menores é possível encontrar outros supercarros, como Ferraris, e também outras atrações divertidas, como simuladores e outras ativações. Você pode consultar sobre test drive dos modelos nos estandes das fabricantes — nem todos estão disponíveis, claro. E para as crianças, há ainda um espaço Lego. No geral, o Salão está bem recheado de atrações para quem é apaixonado por carros.
Um ícone dos supercarros
O Salão do Automóvel de São Paulo começou nesta semana e vai até o dia 30 de novembro — durante todos os dias. Os ingressos ainda estão disponíveis e começam em R$ 73 (meia entrada).
Créditos de imagens: João Paes Neto para Xataka Brasil
Ver 0 Comentários