Tendências do dia

O mistério da BRA49CC: a placa de moto "fantasma" que está quebrando o sistema de trânsito de São Paulo

Placas falsificadas para motocicletas são vendidas em marketplaces online | Imagem: Mario Tama/Getty Images
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

230 publicaciones de Igor Gomes

É fácil encontrar relatos de "erros na matrix" na internet. O fenômeno traz seu nome do filme Matrix, das Irmãs Wachowski de 1999 e se refere a eventos repetidos ou acontecimentos estranhos que seriam causados por um erro no programa de simulação da realidade: um objeto que parece duplicado, uma pessoa passa repetidamente pelo mesmo lugar em instantes seguidos, etc. Mas o que as câmeras da prefeitura de São Paulo têm identificado é outro tipo de erro: falsificação. 

BRA49CC

No trânsito caótico de São Paulo, é bem possível que você dê de cara com mais de uma motocicleta com a placa BRA 49CC. As câmeras que vigiam o trânsito, por exemplo, encontraram a mesma placa mais de nove mil vezes nos meses de junho e julho. Ao todo, foram 10.901 placas adulteradas capturadas pelo SmartSampa, sistema de vigilância contratado pelo governo de Ricardo Nunes. Outras placas também identificadas repetidamente foram SHI49CC, BRC49CC, e MOB49CC. 

As placas falsas são vendidas em lojas online sob o argumento de serem decorativas. É possível encontrá-las por menos de R$ 25. Para tentar combater a fraude, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), enviou um documento ao ministro dos Transportes que volte com a obrigação do lacre metálico nas placas de motocicletas de todo o país.  


Inicio