Poucos projetos de aeronaves geram tanta empolgação quanto o Bombardier Global 8000. Esta aeronave, que será o avião comercial mais rápido do mundo desde o Concorde, ostenta características impressionantes, enquanto outras, como a promessa de eliminar o jet lag, suscitam certo ceticismo.
Além disso, o projeto está seguindo rigorosamente o cronograma, passando de um ambicioso protótipo em fase de testes para uma realidade comercial certificada. Há poucos dias, concluiu seu processo de certificação internacional e agora pode operar sem restrições no espaço aéreo europeu.
O Bombardier Global 8000 está quebrando recordes
Em seus voos de teste, uma de suas aeronaves atingiu a velocidade de Mach 0,941, chegando a ultrapassar Mach 1,0 (Mach 1,015) em um mergulho, tornando-se a primeira aeronave em sua categoria de transporte comercial de passageiros a romper a barreira do som de forma controlada e sustentável. É também o jato civil mais rápido atualmente em operação. No entanto, sua velocidade máxima de cruzeiro operacional certificada é de Mach 0,95, superando suas próprias expectativas e ultrapassando aeronaves como o Gulfstream G700 e o Dassault Falcon 10X.
Isso é possível graças aos seus motores GE Passport e à sua aerodinâmica. Seu sistema de propulsão é otimizado para uma alta taxa de derivação e eficiência térmica, permitindo voos de longo alcance. Suas asas apresentam um design crítico Smooth Flĕx Wing: uma estrutura de perfil variável que otimiza a sustentação tanto em baixas velocidades, quanto em velocidades de cruzeiro. Isso minimiza o arrasto e melhora a estabilidade em turbulência.
Com capacidade intercontinental
Seu nome, 8000, vem precisamente de seu alcance: ele pode voar 8.000 milhas náuticas, cerca de 15.000 quilômetros. Novamente, seus motores e design são os principais responsáveis por isso. Considerando seu alcance e velocidade, na prática, isso significa que ele pode conectar praticamente quaisquer duas cidades do mundo sem escalas. Não se trata apenas de conectar Nova York a Hong Kong; comparado a um voo comercial tradicional, ele pode economizar quase duas horas.
Adeus ao temido jet lag?
Como se voar de uma ponta do planeta à outra sem escalas e em menos tempo não fosse suficiente, o Bombardier Global 8000 promete minimizar o jet lag por meio de engenharia e sistemas de pressurização. Para ficar claro: o jet lag não se resume à falta de sono e à adaptação ao fuso horário; ele também é um efeito da pressão atmosférica.
Enquanto um avião comercial padrão mantém uma pressão na cabine equivalente a 6.000-8.000 pés, o Global 8000 a mantém em apenas 2.900 pés (cerca de 880 metros), mesmo voando a 41.000 pés. Isso significa mais oxigênio no sangue dos passageiros, reduzindo assim a fadiga. Ele também incorpora o sistema Soleil de iluminação LED circadiana, baseado na posição dinâmica do sol, dependendo do destino.
Uma aeronave verdadeiramente exclusiva
Este avião não poupa detalhes na otimização tanto do voo, quanto do conforto. Possui um sistema de filtragem HEPA que renova o ar da cabine em menos de 90 segundos, os assentos Nuage patenteados da Bombardier com posição de gravidade zero, quatro suítes privativas com camas de casal e até mesmo um chuveiro a bordo.
Além de suas inovações e luxos, possui algo essencial do ponto de vista prático: seu design permite operar em aeroportos pequenos e até mesmo em pistas molhadas e mal conservadas, possibilitando pousos e decolagens em até 2.050 aeroportos. Segundo a Bombardier, isso o diferencia da concorrência.
Pronto para voar
Como mencionamos na introdução, o Bombardier Global 8000 está agora pronto para voar. Após a fase de validação do envelope de voo, que ocorreu entre 2021 e 2023, na qual a empresa confirmou que elementos como a asa e os estabilizadores poderiam suportar ondas de choque transônicas sem perder a integridade estrutural, a aeronave passou para a fase de testes e certificação.
Primeiro a Transport Canada, depois a FAA dos EUA e, há algumas semanas, a FAA europeia, que abre as portas para as entregas nos Estados Unidos e na Europa. No entanto, os primeiros clientes do lançamento já começaram a receber suas aeronaves a partir de 2025. Aliás, quem possui o modelo anterior, o Global 7500, pode fazer o upgrade para o novo Global 8000.
Imagens | Bombardier
Ver 0 Comentários