O crescimento constante da indústria de videogames vem acompanhado de um aumento alarmante nos custos de desenvolvimento. Isso preocupa tanto os pequenos estúdios quanto os gigantes do setor, pois exige que seu jogo seja um sucesso de vendas para que o projeto seja lucrativo. Com jogos exigindo recursos técnicos, equipes maiores e anos de produção, o orçamento disparou, gerando dúvidas em muitas empresas. Mas a Nintendo tenha sua própria maneira de abordar essa questão.
O criador de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto, respondeu a perguntas sobre o aumento dos custos no desenvolvimento de videogames durante uma sessão recente com investidores. "À medida que nossa escala de desenvolvimento cresce, o aumento correspondente nos custos é, em alguns aspectos, inevitável", disse ele. Para Miyamoto, uma maneira de abordar essa questão é manter a marca registrada da Nintendo: criatividade e inovação.
A Nintendo pode criar jogos divertidos sem gastar muito dinheiro
"Acreditamos que nem todos os produtos exigem grandes custos. Mesmo no caso dos videogames, com a tecnologia atual é possível criar jogos divertidos com um pequeno número de desenvolvedores em um curto período de tempo. Acreditamos que é importante não perder de vista essa perspectiva. É possível criar produtos atrativos sem incorrer em custos significativos", ele diz. Parece que a Nintendo quer que os desenvolvedores "levem esse conceito a sério" para realizar qualquer desenvolvimento com a atitude correta.
Segundo Miyamoto, tanto a criatividade quanto a inovação são elementos que a Nintendo nunca deve negligenciar. "O importante é encontrar ideias que valham a pena aperfeiçoar, e isso não mudou desde a era do NES. O que temos certeza é que [o desenvolvimento de jogos] deve ser algo que não existiu no passado. "Quanto mais se polir algo que nunca existiu antes agrega mais valor", diz Shigeru Miramoto, que acredita que um verdadeiro sucesso para a Nintendo é um título que vendeu mais de 30 milhões de unidades.
Ver 0 Comentários