As nozes são um alimento nutritivo e considerado especialmente benéfico para o nosso cérebro. As evidências continuam se acumulando, e o estudo mais recente sobre esse alimento traz novos detalhes sobre seu valor.
Um impulso para o cérebro
A equipe responsável pela nova pesquisa observou uma melhora na função cerebral entre jovens adultos que consumiam nozes no café da manhã. O estudo oferece novas pistas sobre a relação entre esse popular fruto seco e o desempenho cognitivo.
“Este estudo ajuda a reforçar a ideia das nozes como um alimento para o cérebro. Um punhado de nozes no café da manhã pode dar aos jovens adultos um impulso mental quando eles precisam atuar com o máximo desempenho. É especialmente animador que uma mudança alimentar tão simples possa gerar uma diferença mensurável no desempenho cognitivo”, destacou em nota à imprensa Claire Williams, coautora do estudo.
Efeito ao longo do dia
A equipe observou que, nos dias em que os participantes consumiam nozes no café da manhã, eles apresentavam tempos de reação mais rápidos ao longo do dia. Também foi percebida uma melhora na memória, mas esse efeito só aparecia horas depois da refeição, e não imediatamente.
Os detalhes do estudo foram publicados na revista Food & Function.
Teoria e prática
Por meio de exames de EEG, os pesquisadores notaram mudanças na atividade neural que indicam que as nozes podem ser especialmente úteis para o desempenho cognitivo em tarefas mais desafiadoras. Já as análises de sangue revelaram alterações nos níveis de glicose e ácidos graxos, o que pode ajudar a explicar o melhor desempenho.
Entender quais nutrientes e mecanismos bioquímicos estão por trás dessa ligação entre nozes e cérebro é essencial para estabelecer uma relação de causa e efeito. Segundo os autores do estudo, uma combinação de nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, proteínas e polifenóis — estaria por trás desse “empurrãozinho” cognitivo.
Um estudo com limitações
O tamanho reduzido da amostra é uma limitação na hora de generalizar os resultados, mas o estudo se soma a um conjunto crescente de evidências que apontam que as nozes (e outros frutos secos) podem melhorar o desempenho cognitivo.
Segundo os autores, a pesquisa complementa a literatura já existente ao focar nos efeitos do consumo de nozes em curto prazo, ou seja, no próprio dia em que são ingeridas.
Eles também destacam que serão necessários mais estudos para confirmar a relação entre o consumo de nozes e possíveis melhorias no desempenho mental.
Ver 0 Comentários