Bill Gates explicou em 1991 o significado da sigla no Windows NT, mas desenvolvedor contradiz afirmação

Não há "Nova Tecnologia", segundo Dave W. Plummer

Bill Gates e Dave Plummer
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1102 publicaciones de PH Mota

Se você usa o Windows 10 ou o Windows 11, ainda está usando o Windows NT em segundo plano. É o núcleo (o kernel) que mantém o sistema operacional da Microsoft vivo desde que a empresa decidiu abandonar os fundamentos do MS-DOS com o lançamento do Windows 2000 e do XP.

Por décadas, a "verdade oficial" sobre o significado dessas duas letras era clara, mas, de acordo com um ex-desenvolvedor da Microsoft, fomos enganados pelo marketing.

A versão aceita por todos vem do próprio Bill Gates. Em uma entrevista de 1991, o fundador da Microsoft afirmou categoricamente que NT significava "Nova Tecnologia". Fazia sentido: era um sistema de 32 bits, moderno e destinado a romper com o passado. No entanto, Dave Plummer, um dos desenvolvedores mais veteranos da empresa (e pai do Gerenciador de Tarefas), decidiu corrigir o magnata por conta própria.

Nem "Novo" nem "Tecnologia": a chave era um chip Intel com defeito.

X

Como Plummer revelou no X, a origem do nome é muito mais técnica e menos pomposa. "NT não significa Nova Tecnologia", afirma o engenheiro. Para entender a realidade, é preciso voltar ao final da década de 80.

A Microsoft começou a desenvolver esse novo sistema operacional não nos processadores x86 que todos conhecemos e ainda usamos hoje, mas em um chip RISC da Intel chamado i860, que recebeu durante o desenvolvimento o codinome "N10". Foi justamente um emulador desse chip que a equipe da Microsoft usou para escrever o código do novo sistema e, como o projeto se baseava na arquitetura do N10, o nome foi passado adiante: NT (N-Ten).

Bill Gates mentiu?

Não exatamente, mas fez o que a Microsoft fazia de melhor: branding. Explicar ao público em geral que o nome do seu revolucionário sistema operacional vinha de um chip da Intel que acabou sendo um fracasso comercial (o i860 nunca decolou) não seria atraente. Dizer que significava "Nova Tecnologia" foi perfeito: você pega uma sigla que já possui e inventa um novo significado que vende melhor.

Para Plummer e a equipe de programação, NT sempre será a memória do hardware N10 onde tudo começou. Bill Gates conseguiu fazer de "Nova Tecnologia" a verdade para o resto dos mortais.

No fim, ambas as histórias coexistem. A inspiração técnica foi o chip, mas o motivo pelo qual o nome chegou aos caixas das lojas foi a "Nova Tecnologia". Uma pequena mentira inofensiva que perdurou por três décadas.

Inicio