Quentin Tarantino não é apenas conhecido pela crueza de seus filmes, mas também pelas declarações polêmicas que faz. E, claro, sua opinião não poderia faltar sobre um dos filmes mais criticados de 2024: Coringa 2.
Com um formato de musical, a continuação da história de Arthur Fleck, Coringa: Folie à Deux, não conseguiu conquistar nem o público nem a crítica. Mesmo com a participação da multipremiada estrela Lady Gaga, o filme acabou sendo um fracasso de bilheteria.
Ainda assim, o cineasta elogiou tudo relacionado à produção, a ponto de dizer que Todd Phillips é o próprio Coringa.
Foi durante uma conversa no The Bret Easton Ellis Podcast que o diretor confessou ser fã da sequência do palhaço de Gotham. Ele explicou que não viu o projeto como um "exercício intelectual", apenas se deixou levar por ele, e quanto mais banais eram as músicas, "melhores elas eram".
Algo que chamou atenção durante a conversa foi a forma como Tarantino se referiu ao colega de profissão Todd Phillips. Na visão do diretor de Bastardos Inglórios, o filme parecia ter sido dirigido pelo próprio Coringa.
"Todd Phillips é o Coringa. O Coringa dirigiu o filme. Todo o conceito, até o fato de ele gastar o dinheiro do estúdio, ele gasta como o Coringa gastaria, entende? Ele está dizendo um ‘foda-se’ para todo mundo. Ele está dizendo ‘foda-se’ para os espectadores de cinema. Ele está dizendo ‘foda-se’ para Hollywood. Ele está dizendo ‘foda-se’ para qualquer um que tenha ações da DC e da Warner Brothers. [...] Todd Phillips é o Coringa. Um filme do Coringa, entende? É isso que é. Ele é o Coringa.”
— Quentin Tarantino para o The Bret Easton Ellis Podcast.

Tarantino chegou a fazer uma comparação entre os personagens Arthur Fleck e Lee Quinzel com Mickey e Mallory, o casal de assassinos seriais de Assassinos por Natureza. Ele descreveu Coringa: Folie à Deux como a "sucessora espiritual" do projeto que ele originalmente escreveu, mas que foi dirigido por Oliver Stone.
"Por mais que o primeiro estivesse em dívida com Taxi Driver, este parece estar em dívida com Assassinos por Natureza, que eu escrevi. Esse é o Assassinos por Natureza que eu sonharia em ver, como alguém que criou Mickey e Mallory. Eu amei o que fizeram com isso. Amei a direção que o filme tomou. Quero dizer, todo o filme foi o delírio febril de Mickey Knox."
Como em qualquer coisa, sempre haverá opiniões divididas. Apesar dos motivos que, na minha visão, explicam por que essa segunda parte não conseguiu me convencer completamente, cineastas experientes têm suas razões para elogiá-la. No final das contas, cada um é livre para decidir se gosta ou não.
Coringa: Folie à Deux já está disponível na MAX.
Ver 0 Comentários