Enquanto na Europa as monarquias que ainda existem o fizeram delegando grande parte do poder aos parlamentos, mantendo um perfil próximo e austero, na Ásia a evolução foi exatamente o contrário: maior concentração de poder na figura do rei e uma opulência que ultrapassa o imaginável.
Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X, é o monarca da Tailândia e é considerado o rei mais rico do mundo. Seu patrimônio está avaliado em 43 bilhões de dólares, incluindo dezenas de milhares de propriedades, uma enorme coleção de carros de luxo e vários aviões particulares.
Um patrimônio único no mundo
Os números que cercam o rei Rama X chamam atenção não só pelo tamanho, mas pela ostentação com que o monarca os exibe. Estima-se que o rei Rama X possua cerca de 17.000 propriedades imobiliárias só em Bangcoc, que vão desde mansões às margens de um lago na Baviera, onde ele passa longas temporadas, palácios e residências privadas, até empreendimentos urbanos e centros comerciais.
Toda a sua fortuna é gerida pelo Crown Property Bureau, que administra os bens da monarquia da Tailândia.
Além de poder dormir em uma casa diferente a cada dia pelo resto da vida, o monarca tailandês possui 38 jatos particulares que ele mesmo poderia pilotar, dada a formação militar que recebeu como parte de sua preparação para ser rei. De fato, em uma recente visita oficial ao Reino do Butão, o rei Rama X assumiu o comando do Boeing 737-800 em que viajava a delegação tailandesa e pousou sem maiores problemas no Aeroporto Internacional de Paro, considerado um dos aeroportos mais perigosos do mundo devido à sua orografia.
Sua coleção de carros também é impressionante. Segundo a AutoBild, sua coleção ultrapassa 300 carros de luxo, incluindo um Rolls-Royce Phantom de 1960, um Maybach 62, um Mercedes Classe S AMG, um Mercedes Classe V, um Cadillac DTS e um Rolls-Royce Silver Limousine.
A essa opulência somam-se 52 barcaças reais, decoradas com folha de ouro, que participam das cerimônias tradicionais nos rios tailandeses.
Um herdeiro rico
Como é comum nas monarquias, além do trono, o rei tailandês herdou uma fortuna substancial de seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que governou por mais de 70 anos e estabeleceu as bases do patrimônio real que agora desfruta seu único filho. A revista Forbes já havia incluído o falecido rei como o monarca mais rico do mundo em 2008, com uma fortuna estimada em cerca de 35 bilhões de dólares.
Após sua ascensão ao trono em 2016, Rama X não se limitou a viver dos rendimentos herdados, mas investiu em inúmeros projetos imobiliários que geraram novas fontes de renda. Esses investimentos incluem empreendimentos urbanos e centros comerciais que aumentaram significativamente sua fortuna.
Além disso, o monarca investiu em ações das principais empresas tailandesas e instituições financeiras, vinculando parte de sua fortuna ao sucesso das empresas locais, ao mesmo tempo em que ampliava sua influência econômica e política por meio de estratégias comerciais.
Rama X lidera o ranking como o monarca mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 43 bilhões de dólares. Em segundo lugar, com uma diferença considerável, está o sultão Hassanal Bolkiah, de Brunei, com uma fortuna de 28 bilhões.
Um pouco mais atrás vêm as fortunas dos reis e emires do Oriente Médio, liderados pela monarquia da Arábia Saudita, e os emires de Abu Dhabi e Dubai, com fortunas estimadas em 18 bilhões e 14 bilhões, respectivamente.
Imagem | Wikimedia Commons (Tris_T7)
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários