Tendências do dia

Quem faz o Grok? Elon Musk demitiu tanta gente que quem comanda o time é um estudante de 20 anos

Ele se formou no ensino médio em 2023

Elon Musk / Imagem: Xataka México
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1351 publicaciones de Victor Bianchin

Já falamos sobre como Elon Musk optou por abrir mão dos funcionários da Tesla que queriam continuar trabalhando remotamente. Desta vez, trataremos de um caso semelhante: a ocasião em que o CEO da SpaceX reestruturou a divisão da xAI, o que resultou em numerosas demissões. O detalhe: ele contratou um estudante de 20 anos como responsável.

Vamos ao contexto. Para começar, a xAI é a subsidiária encarregada de desenvolver o Grok, a inteligência artificial integrada à rede social X. Assim, voltamos ao mês de setembro, quando cerca de um terço da equipe de anotação de dados foi dispensado. Segundo informado, a empresa buscava reorientar seu foco para treinar o chatbot.

Uma noite de cortes

De acordo com o Business Insider, esse ajuste resultou em pelo menos 500 demissões. Além disso, o veículo teve acesso a e-mails internos da companhia nos quais esse “giro estratégico” foi comunicado ao pessoal. Por meio dessas mensagens, foi informada a redução da equipe para cargos generalistas.

“Após uma revisão exaustiva de nossas iniciativas de Dados Humanos, decidimos acelerar a expansão e priorização de nossos tutores especializados em IA, reduzindo ao mesmo tempo nossa atenção aos cargos de tutor generalista em IA. Essa mudança estratégica entrará em vigor imediatamente. Como parte dessa mudança de foco, não precisaremos mais da maioria dos cargos de tutor generalista em IA, e sua relação de trabalho com a xAI será encerrada.”

Foi então que surgiu a incumbência de colocar à frente uma pessoa capaz de administrar tanto a equipe quanto a divisão, somando-se ao novo foco da empresa. Dessa forma, veio a público o nome de Diego Pasini, um estudante de 20 anos da Universidade da Pensilvânia.

Segundo o Times of India, o histórico de Pasini é digno de reconhecimento. Ele se formou no ensino médio em 2023, mas, um ano antes, já havia apresentado uma pesquisa sobre drones ao MIT. Em 2024, juntou-se como bolsista à Contrary, firma de investimentos que apoia startups tecnológicas e, em 2025, entrou para a xAI após vencer um hackathon organizado pela empresa.

Agora, como responsável pela equipe de anotação de dados, Pasini realizou entrevistas individuais nas quais os funcionários precisavam expor seu trabalho e explicar o valor que traziam para a xAI. Em meio a um clima de incerteza — e apesar da promessa de que não haveria mais demissões —, ocorreu um novo corte, que deixou o quadro de pessoal com um total de 900 pessoas das 1.500 originais.

Entre as provas aplicadas por Pasini, foi exigido que os funcionários demonstrassem suas habilidades em áreas tradicionais de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), além de programação, finanças e medicina. O curioso é que também se pediu que mostrassem seu desempenho em particularidades como a “personalidade e o comportamento modelo” de Grok.

Esta não é a primeira vez que Musk coloca jovens talentos no comando de suas empresas. Outro exemplo é Luke Farritor, de 24 anos, que ocupa o cargo de diretor no Departamento de Eficiência Governamental. O DOGE conta com quase meia dúzia de funcionários entre 19 e 24 anos em seu quadro, recrutados especificamente por Musk.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka México.


Inicio